sexta-feira, 27 de março de 2020

o pássaro da vida

"Por viver muitos anos dentro do mato
Moda ave
O menino pegou um olhar de pássaro -
Contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas 
Por igual 
como os pássaros enxergam". 

Manoel de Barros

imagem: arquivo pessoal

Todos os dias no  mesmo horário, às 5h, ouço o seu canto suave e com a precisão métrica que o distingue dos demais. 
Às vezes nosso encontro se dá quando eu vou deitar, ou quando estou a acordar, mas é de uma pontualidade que supera qualquer relógio suíço.
Seu trinado não é um canto comum, não se parece com nada que eu já tenha escutado. 
Não sou uma ornitóloga, é bem verdade, nada percebo de pássaros, mas aquele canto não é de pardal, bem-te-vi  ou qualquer outra espécie de fácil reconhecimento, até mesmo pelas criaturas como eu, ignorantes ao tema. 
Mas o que ele tem de especial? 
Tudo e nada. 
Mas é seu o chilreio que me faz correr da janela do quarto à sacada, em busca da sua materialidade, do seu garganteio que enche meu coração de paz e esperança. 
Com a natural curiosidade de quem está diante do maior advento do Planeta e estou, a vida acontece apenas uma vez e todos os dias, busco compreender em mim o seu significado nesse instante das nossas existências. 
Cada manhã reanimamos um ao outro. 
Ainda que ele não saiba da sua vocação para me alegrar, num gesto quase de oração, fecho os olhos e através da minha sintonia com o Cosmos, emito ondas da necessidade da sua permanência em minhas manhãs, nascentes de uma outra eu, cotidianamente.
Uma melodia que me diz de fé, de liberdade e leveza. 
Indiferente (?) às agruras do mundo e da humanidade, ele aceita a sua condição de voar, cantar e seguir, se equilibrando onde pode,onde dá, como se nada no mundo fosse mais importante do que simplesmente cantarejar e preencher os nossos dias com as mais melodiosas notas de confiança e amizade, como se fosse a nossa senha, o nosso pacto para que depois desse ritual, o dia e a vida finalmente começarem.
Ele, o pássaro da vida!
A Natureza é sábia, têm seus mistérios e lições.
Hoje, só por hoje eu queria ser essa liberdade pousada a poucos metros da minha vista.

Olinda, XVII - XXX - MMXX

Caetano Veloso, Asa, asa.

11 comentários:

  1. Tão pássaro este texto, pluma leve no ar. Sensível. Um canto de um pássaro às vezes basta...
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. A sensibilidade na escrita e a ternura no canto do passaro.
    Aqui também tinha uns que vinham todos os pelas 19 horas, mas, nao entendi bem, desapareceram e nunca mais os ouvi cantar.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada pelos chilreios dos pássaros, é uma melodia ímpar que toca direto s
      ao coração.

      Tomara já apreçam outros para lhe embevecer.

      Beijos.

      :)

      Excluir
  3. um texto muito límpido - sem o mínimo "ruído"!
    gostei muito

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel Veiga.

      Basta o cantar dos pássaros, não é mesmo?

      Abraço.

      :)

      Excluir
  4. Por vezes é sábio ouvir o cântico do silêncio
    Ouvir como uma ave canta para nosso contentamento
    Nenhum grito é tão forte que fique suspenso
    Na intempérie sagrada do nosso amado momento
    .............................
    SEja lá que ave seja, o que conta é que com o seu cantar, alegra o seu dia

    Amei o seu texto

    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo Valério, no fundo, no fundo mesmo o que importa é o que nos toca.

      Cumprimentos.

      :)

      Excluir
  5. Eu esperava algo mais forte e no entanto
    me brindas com flores e poesia.
    Adorei, vou te seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Talvez essas surpresas com as quais a vida nos brinda, seja melhor do que nos enchermos de expectativas... Será?

      Cumprimentos.

      :)

      Excluir
  6. "Canto da Boca", minha amiga

    Extasio-me sempre perante os teus escritos, em prosa ou em verso.

    Dizer coisas importantes e belas de modo tão simples não é
    acessível a todos. A natureza, o chilreio de um pássaro qualquer ele que seja, é tema que clama pela vida que temos e por aquela que há-de vir.

    E não importa donde venha esse chamado matinal, esse encantamento que apela ao movimento e à sucessão dos dias e das noites. Ele acontece sempre. Tal como a roda da vida, que não pára.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...