quarta-feira, 6 de maio de 2020

noite

"Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses".

Hilda Hilst 

Noite Estrelada Sobre o Ródano: Vincent van Gogh (1888)
para que ouvir silêncios
se o corpo todo grita e
a cabeça convulsa
destila a sede das palavras
na mudez da noite?

a noite longa é um léxico
antigo
usado, desgastado
reescrito em palimpsesto
que ninguém lê mais

o tempo arruína tanta espera
e a escuridão engole os mistérios
indecifráveis dos teus olhos
que não  abrem
não avistam as estrelas

que rasgam as noites
abrindo fendas
expondo desejos
enquanto calo
e bebo mais uma dose de ilusão

Lisboa, XX - XI - MMXIX

Chet Baker, Almost Blue





8 comentários:

  1. Quando a noite desce, e ousares penetrar no mais fundo de ti, talvez irrompam hastes para a compreensão dum novo tempo.

    Um beijinho, Boca :)

    ResponderExcluir
  2. Quando a noite desce,
    e ousares penetrar
    no mais fundo de ti,

    talvez

    irrompam hastes
    para a compreensão
    dum novo tempo.

    um tempo inaugural
    com novos ciclos
    e risos

    matéria vibrátil
    para se entender a primavera
    donde de novos e tantos pedicelos

    florirão jardins
    numa infinita
    festa das cores.

    Um beijinho, A.C.

    (Tomei a liberdade de prolongar e escrever consigo, à quatro mãos, o seu belo e poético comentário em uma estrutura de poema, obrigada)

    ResponderExcluir
  3. Realmente há silèncios ensurdecedores.
    gostei do teu poema, muito
    gostei depois a 4 mãos com a AC
    e descobri uma coisa que a autora não se deve ter apercebido, eu explico:
    há poemas que me dizem muito e este é um deles, então eu faço sempre o exercício de o ler em duas maneiras, como está, e de baixo para cima.
    este poema lido de baixo para cima fica excelente e não lhe tira o sentido.
    Adoro fazer isto (defeito meu de muitos anos)
    bom domingo
    beijinhos
    :)
    http://olharemtonsdemaresia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Piedade.

      De fato, alguns silêncios nos angustiam, dado a altura do tanto que se diz, sem ser dito.

      Esse exercício de fazer poemas a quatro mãos, é um desafio que sempre me apetece, fizemos isso algumas vezes, não sei se .
      Não, eu não havia feito a leitura de baixo para cima, mas gostei de o fazer, agradeço a observação.

      Beijinhos, boa semana.

      :)

      Excluir
  4. Gostei.
    Talvez, quem sabe, a experiência se repita. :)

    Um beijinho, Boca :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me coloco à disposição, caso queiras, rsrs.

      Obrigada, A.C., beijinhos!

      :)

      Excluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...