quarta-feira, 29 de abril de 2020

"duplo auto-retrato"

"e sempre presente-ausente
como nós.
Cão que não querias
ser cão
e não lambias a mão
e não respondias
à voz.
Cão
como nós." 

Manuel Alegre


imagem: maurício arraes

minha alma velha de cão
não teme a solidão do escuro da noite
dentro da abstinência do teu riso
nem das cores que tropeçam
nas manhãs nascentes
rasgadas pelos caninos afiados
desocultando a indecência da luz

minha alma velha de cão
insiste em vagar insolente
no desamparo mundano
vivendo entre os homens
com os desejos dos homens
eu que tantas vezes sou como um cão
um cão solto no mundo

zanzando sem rumo
sem casa
sem dono
nos descaminhos impossíveis
por veredas confusas
carregando os vícios e  o peso do tempo
vergando a axial contra o peito

minha alma velha de cão
saliva faminta o famélico instinto  
gozo de bicho
na lubricidade do  homem
cheiro de vida
espraiando eternidade
nas tintas das aquarelas

minha alma velha de cão 
andejante
sabe lamber as feridas
flamejantes
da carne e do imo
abandonado 
sozinho

no breu  das praças
na dureza dos bancos
nos bafejos noturnos
nos fantasmas diurnos
que me assomam  o cansaço
de uma ausência atrevida
desenhado em meus olhos

que coisa é essa em mim
que se debruça da moldura
que reverbera no espelho
esse duplo auto-retrato
que cintila nos olhos
do cão arredio
que me espreita?

--

Olinda, XVII - IV - MMXX

Charlie Parker, All the things you are

3 comentários:

  1. Delicioso de ler. Existe quem diga que não há vida tão boa como a vida de cão. Não acredito que assim seja. Talvez de alguns, seja verdade... de alguns...

    Poema brilhante
    .
    Saudações amigas
    Proteja-se

    ResponderExcluir
  2. Poema forte, profundo,cheio de metáforas.
    "minha alma velha de cão
    não teme a solidão do escuro da noite",pois está tão habituado a ela, a vida do cão...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mais um belo momento de poesia, em que a imagem está em completa sintonia, com o poema táo cheio de metaforas tão rico de sensibilidades.

    " cão como nós"

    cito Manuel Alegre

    beijinhos
    Bom domingo
    :)
    http://olharemtonsdemaresia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...