sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sou só saudades.

(foto recolhida da net)


Olhei pela janela do avião, mas não podia tocar nas nuvens, as mais variadas formas. Senti-me tão pequenina e tão grande ao mesmo tempo, vagando e divagando ali, olhando aquela imensidão azul, salpicada de pontos brancos, com a sensação de primievo... Um céu grandioso e único...
De repente, das nuvens se fez um rio, olhava lá embaixo e vi o Tejo. A sensação de sobrevoar o Tejo foi bem solitária. É isso, vivi uma solidão olhando o Tejo, os barquinhos e seus pescadores. Chovia em Lisboa, e nem me dei conta, a não ser quando um pingo de chuva que caiu do teto do ônibus molhou minha vizinha de cadeira, e essa fez um comentário. E foi quando saí do transe e compreendi que não estava mais no Recife (Em Lisboa, desembarca-se do avião, toma-se um ônibus, circula-se pelo aeroporto, e chega-se no aeroporto???? ).
- Estás sozinha?
- Sim.
- É a sua primeira vez?
- Sim.
- Qual o país de destino?
- Espanha.
- Vais a trabalho?
- Não. Vou estudar.
- Ah! Sim?
- Doutorado.
- Bem, boa viagem!
- Obrigada.
Carimbada no formulário de imigração. Subi à sala de embarque.
Lisboa, de longe me parece uma cidade bonita, mas não desejei sair do aeroporto e passear por ela. Fiquei 7h10min., no saguão esperando a hora de embarcar para o próximo destino; enquanto isso passeava, olhava as vitrinas. Decidi comer algo, pedi uma fanta laranja, uma Ambrósia e depois um “pingado”, é um pingo mesmo de café no fundo da xícara e esse pingo, custa a bagatela de 1,15 € (com esse valor eu compro no mínimo dois pacotes de café solúvel, no Brasil), local cheio de fumantes, não há diferenciação, fumante ou não, o ambiente é o mesmo. Haja fumaça de cigarros, o número de fumantes na Europa é absurdo. Deve ser a solidão. Bengala para a solidão é um cigarro na mão.
Entediada até a raiz dos loiros cabelos, finalmente hora de embarcar pra Barcelona. Pedi pra fazer uma conexão larga, mas não tão larga assim. Com os vôos atrasados desde o Recife, cheguei em Barça, faltando exatamente 40 min para tomar o outro vôo. Desci feito bala, saí disparada pelo saguão e não encontrava meu portão de embarque. Já era noite.
O primeiro guichê que avistei, foi de uma empresa alemã: - Perdona, ayudame¿ Yo no estoy mirando el painel de llegada e salida dos vôos, puedes apuntarme¿¿
Segui o braço que a moça levantou. E não é que o painel estava exatamente atrás de mim?
Agora faltavam menos de 40 min. Nova correria até o portão 42. Ufa! Em menos de dez minutos embarcava pra Granada. A sensação foi a pior possível. Chorei. Ali, sentada, quieta, em silêncio. Me senti tão desamparada. Estava deixando pra trás pessoas e coisas importantes, aquietava meu coração dizendo: não chora, não estás indo à imolação (era exatamente o sentimento, sacrifício). A despedida no aeroporto no Recife, os amigos, elas com os olhos vermelhos, lacrimejantes, e nos braços a me dizerem, força! Aceitei a minha sorte e suportei (até quando eu não sei). Passou tudo na tela da minha memória.
Um tremor percorria-me a espinha dorsal, aquele avião da Spanair sacolejava muito, e tive medo. Mas a sensação de acolhimento que senti ao chegar no aeroporto Federico García Lorca, naquela distante e fria noite de outubro, nas presenças da Adri, Zé e Joãozinho, também compõem meus instantes de tenura.
Sou só saudades!

11 comentários:

  1. Mas no entanto é preciso, pá, navegar, navegar...

    Intensa narrativa de fatos e sentimentos, faz com que eu me sinta ao teu lado o tempo todo, no avião, na sala de embarque, sobrevoando o Tejo... Parece que vc está me contando isso tudo ao mesmo tempo em que ocorre. Sinto a tua saudade como minha, mana. O coração parece que incha, se agiganta, não cabe mais no peito. O choro pelo que fica, a ansiedade pelo que vai encontrar.
    Sentimentos demais. Overdose deles. Uma nova e rica vida, faltando tão pouquinho para ser absolutamente completa... Questão de tempo, tudo é o tempo.
    Não deixe que a solidão te contamine demais. Você não está - você nunca foi - só. Você levou consigo os que te amam. Olha do lado: estamos aí, contigo.
    Beijos, beijos, e mais beijos.

    ResponderExcluir
  2. Outro recado:
    Sei o quanto vc quer falar com minhas sobrinhas e meu cunhado no pouco tempo que têm na net. Não se preocupe em me dar atenção nessas horas. Dedique-se de corpo e alma nessas conversas, elas vão te fazer bem. Mas estou sempre por aqui. Sei que vc sabe disso.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você voltou, e com a intensidade que poucas pessoas possuem. A Boca mais do que conta, encanta com seu grito de amor e dor a saudade do homem amado, parabéns pelo texto, pelo sentimento e pelo doutorado.
    Que a Espanha saiba acolher e aprender com você o tudo que você tem pra ensinar.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, simplesmente lindo!!

    ResponderExcluir
  5. Cantou bem hein, Bocarra?

    ResponderExcluir
  6. Ah, maninha se tu soubesses as vezes tantas q eu ando por essa cidade convesando contigo... Ou deito na cama e tenho cada diálogo... Vc tá em mim, é parte de mim, me acompnha e todos os lugares.
    Sei que contigo sempre contarei. Te amo, viu?
    E essa ruptura eu precisava viver, tantas vezes adiei esse plano... Agora nao mais É chegada a bela hora do parto.
    Obrigada por existir em mim, em minha vida

    ResponderExcluir
  7. Não se vive verdadeiramente sm rupturas. - já lhe recomendei a ler o "NOME"... Prudência, mulher... Agudeza e... Verdade. Caminhe. E não tente se confortar forçando o alinhamento de seus olhos aos seus outros sentidos. Pode não fazer "sentido". :-)

    ResponderExcluir
  8. Nossa que lindo e verdadeiro seu texto, imagino como está se sentindo, pelo menos um pouco, já passei por isso!

    A saudade é um dos sentimentos que mais dói, e qdo estamos longe as oscilações que ela tem é impressionante!

    Como vc tem um objetivo de estudo, vá em frente encare essa imensa saudade, que no final tudo será lindo e vc sairá uma grande vencedora!!

    Força e Luz pra ti sempre!!

    Obrigada pelo carinho nos recados deixados no meu blog, ah e como posso t chamar (nome) ?

    Ótimos estudos!

    bjux bjux

    Ju Fênix.

    ResponderExcluir
  9. Lindo, muito lindo, apesar de ter uma tristeza aí. Mas é lindo o que você escreveu, o texto me calou.

    ResponderExcluir
  10. Que linda vc...

    Obrigada pelas palavras querida!

    bjux mtos.

    ResponderExcluir
  11. Você fala tão bonito de saudade, dá até vontade de sentir assim também.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...