terça-feira, 21 de março de 2023

não entendo de pássaros

"Que fazemos, Lisboa, os dois, aqui,
na terra onde nasceste e eu nasci"?

Alexandre O’Neill, in De Ombro na Ombreira, 1969
imagem - arquivo pessoal

eu não entendo de pássaros
seus nomes
seus cantos
sua natureza
das estruturas que os compõem
nem da aerodinâmica dos seus voos 

entendo do silencio da noite
do céu negro
estendido como um tapete de veludo
salpicado por pequenos pontos luminosos
que envolvem a terra
e que brilham distantes
nessa composição etérea

eu não entendo de lua crescente
quase uma vírgula
a explicar o contexto
que o tempo é o que existe
entre um espaço e outro
que organiza o movimento
e as coisas
e que diz que é preciso respirar

eu não entendo de pássaros
mas de silêncios
de noites
de estrelas
de lua
de planetas
e mistérios

entendo da alegria
que sinto
quando estou em Lisboa
sua luminosidade
cada raio de sol
que entra pela fresta da janela
e vem me despertar
sem alarde anuncia
que começa de novo
um novo dia

e nele vamos estar

---

Lisboa, II - X - MMXIX


Camané, A luz de Lisboa [Claridade]

2 comentários:

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...