quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

no núcleo da palavra saudade

"Sim, minha força está na solidão.
Não tenho medo nem de chuvas tempestivas
nem das grandes ventanias soltas,
pois eu também sou o escuro da noite".

Clarice Lispector em A hora da estrela


imagem colhida da internet, desconheço a autoria

Na calada da noite eu ouvi uma voz clamar em desespero:
- Meu Deus!
- Meu Deus!

Corri os ouvidos pelo o silencio
Ampliei a angular dos olhos
E não vi ninguém

Não havia nada para ver
Além da rua e da pista molhada
As casas fechadas

E as luzes apagadas
Percebi então
Que aquele grito gutural

Saído da quietude noturna
Rasgou meu útero
Tomou corpo

E em carne viva partiu
A clamar pela cidade
Vagando na neblina

A indagar em cada esquina
Quem és
Por que se escondes

No núcleo da palavra saudade?


Olinda I - XII - MMXXII

Oswaldo Montenegro, Aquela coisa toda

3 comentários:

  1. Saudade?
    Uma palavra tão portuguesa.
    Sim acho que por vezes a saudade ataca-nos assim como você escreveu.
    Sempre venho aqui, hoje foi bom voltar a ler-te.
    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  2. É com tempo, tempo de ler e reler, deixar fluir as palavras e fazê-las chegar ao âmago. Imagino que cada leitor atento fará sua desconstrução e é essa a riqueza tamanha da comunicação.
    .
    Kandando com o desejo e esperança de um ano de 2023 com saúde, paz, a tranquilidade tão necessária e a saúde que queremos manter, física e mental.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida. Já tinha saudades de vir beber a esta fonte. Sempre saio mais rica.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora (RosaMaria)

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...