domingo, 23 de setembro de 2012

aquele sonho

"Vale não haver escassez de loucos. 
Uns seguindo-se aos outros, em rosário.
Como contas de missangas, alinhadas no fio da descrença".
ascesa dei beati all´empireo - hyeronimus bosch

por não ter pouso
aquele sonho vagava imensidões
voava errante
colidia em estrelas
arrematava  quimeras

por estar suspenso
atado por um fio
que invisível
amarrava a linha do horizonte
aquele era mais um sonho vacilante

por ser vagabundo
transgressor, desafiava regras
criava seu próprio mundo
naquele devaneio
sonhou um porvir

entre o espasmo e a amplidão
abandonou-se inteiro
no deslize das horas
ondas, águas, sal, mar
e bebeu ilusão

-------

XXIII - IX - MMXII

ednardo - pavão mysterioso

30 comentários:

  1. um dia ainda vou fazer um poema assim, tão livre e tão completo.

    outra maneira de ler :

    "
    e bebeu ilusão
    ondas, águas, sal, mar
    no desliza das horas
    abandonou-se inteiro
    entre o espasmo e a amplidão

    sonhou um porvir
    naquele devaneio
    criava seu próprio mundo
    transgressor, desafiava regras
    por ser vagabundo

    por estar suspenso
    atado por um fio
    que invisível
    amarrava a linha do horizonte
    aquele era mais um sonho vacilante

    arrematava quimeras
    colidia em estrelas
    voava errante
    aquele sonho vagava imensidões
    por não ter pouso

    Espero que gostes


    beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muita liberdade na maioria dos seus escritos. Fazes poemas lindas!

      Beijão, Pi!

      ;)

      Excluir

  2. e bebeu ilusão
    ondas, águas, sal, mar
    no desliza das horas
    abandonou-se inteiro
    entre o espasmo e a amplidão

    sonhou um porvir
    naquele devaneio
    criava seu próprio mundo
    transgressor, desafiava regras
    por ser vagabundo

    por estar suspenso
    atado por um fio
    que invisível
    amarrava a linha do horizonte
    aquele era mais um sonho vacilante

    arrematava quimeras
    colidia em estrelas
    voava errante
    aquele sonho vagava imensidões
    por não ter pouso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pi, eu adoro fazer esse exercício, essa leitura de trás para frente, parece outro poema, apesar de ser o mesmo, mas a sensação (?) é que estamos diante de outro...

      Beijão, querida!

      ;)

      Excluir
  3. É o que acontece aos sonhos que se deixam pendurar, vagabundear e espasmar. Normalmente não passam de ilusões. Excelente poema.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a gente vai colecionando um bocado pela vida, não é Vítor Fernandes?

      Obrigada por estares aqui, um beijão!

      ;)

      Excluir
  4. Canto, que sonho de poema este!
    Um sonho abandonado é um sonho de todos, uma grandeza - não o deixe pousar. nunca!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não tem um sonho perdido, abandonado por aí, não é mesmo?

      Beijos, Tati!

      ;)

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada, Rui!
      Igualmente lhe desejo uma excelente semana!

      ;)

      Excluir
  6. Minha querida

    Um poema muito actual e verdadeiro...que nunca deixemos de sonhar e que a ilusão perdure sempre em nós.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada desilusão, nasce uma nova ilusão, e assim "la nave vá", não é mesmo, querida?

      Obrigada pela presença, beijos!

      ;)

      Excluir
  7. Uma suspensa invisibilidade
    em delirante horizonte

    Um vago lugar
    em recorrente transgressão

    Que destino tem o sonho se não o de sonhar?

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que seria do sonhador se todos os sonhos se realizassem continuamente?

      Beijo, Filipe!

      ;)

      Excluir

  8. Eu amei, amo este 'sonho', vagabundo, procurando um lugar, talvez, um coração onde se alojar, ou não; livre e transgressor preferindo antes vogar, espalhando benesses.

    Grande momento de inspiração, minha amiga.

    Beijos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, minha querida amiga, foste ao cerne do poema, e nada mais digo, apenas meu melhor obrigada por estares aqui!

      Beijinhos!

      ;)

      Excluir
  9. Mia Couto, romancista e poeta que me encanta, seja em que estilo for.Mas confesso que a sua poesia tem algo fascinante, que me faz vibrar.
    Também gostei muito, mas muito, do poema de Carlos Pena Filho que partilhaste comigo e em que fala do "azul ausente", ausência essa,tanta vez sentida por nós!
    Obrigada, minha querida.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também, gosto muito da forma como ele escreve e descreve o mundo que vê e que imagina...

      Carlos Pena Filho é considerado aqui, como "o poeta dos azuis", raramente não mencionava a cor azul em seus poemas...

      Beijos, querida!

      ;)

      Excluir
  10. Bem sabes tu que, tão logo publicado, deixamos de ser dono dos nossos escritos e às vezes vai longe a intenção do autor, pois cada um interpreta a sua maneira. Por isso, talvez, force eu a barra, me distancie demasiadamente dos teus intentos e faça uma interpretação só minha, mas os últimos versos com o arremate de "...e bebeu ilusão." me remetem a morte. Como disse, fui longe demais, assim como foi longe demais tua boa escrita.

    Dimas Lins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimas, fiquei reflexiva quanto ao seu comentário, especialmente com a sua interpretação do final, e fizeste vir à tona o que nem eu imaginava. De repente fiquei a pensar sobre a ilusão associada com a morte, e me dei conta que sim, que toda ilusão é de fato uma morte nossa, seja qual for a dimensão dessa morte, a cicuta nossa de cada dia.

      Obrigada, Dimas!

      Abração!

      ;)

      Excluir
  11. Belíssimo

    Loucos ao poder
    porque de malucos estamos fartos

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sim, que finde essa maluquice antes que findemos todos por causa dela/es...

      Beijo!

      ;)

      Excluir
  12. maravilhosa liberdade vagabunda...belo o poema. tranquilo este lugar que não visitava faz tanto tempo.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa sim, Ana, acho que não existe melhor condição na vida do que ser e ter liberdade, não é mesmo?

      Sabes que a casa é sua, e é um prazer ter você aqui!

      Beijo!

      ;)

      Excluir
  13. Sonho vagabundo e transgressor desafiava regras.
    Que encontre o lugar que procurava para não ser só uma ilusão e continuar a sonhar.
    Lindo poema
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente é o que nos mobilizar: sonhar... A cada um realizado, existe outro para realizar, que assim seja!

      Obrigada, beijinhos!

      ;)

      Excluir
  14. Fico feliz em perceber que certas pessoas,
    como nós, têm a capacidade de reconstruir para recomeçar.
    Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver, é tirar o
    melhor de todos os passageiros.
    Agradeço a Deus por você fazer parte da minha viagem,
    e por mais que nossos assentos não estejam lado a lado,
    com certeza,o vagão é o mesmo.
    Com saudades desejo um feliz Domingo,
    beijos na sua alma carinhosamente,Evanir.
    A Viagem..

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...