sexta-feira, 18 de novembro de 2011

algumas consideraçoes sobre a fliporto

Se alguém tinha alguma dúvida sobre a importância e a  magnitude do evento, pode enfiar a viola no saco, a Fliporto é um sucesso, os números estão aqui,  para quem gosta disso! Entretanto "Pernambuco têm uma coisa que em nenhuma outra terra tem" (será?), e nao é apenas frevo, meu bem, é também literatura! A feira homenageou o sociólogo pernambucano, Gilberto Freyre (sim aquele de Casa Grande & Senzala).
Foi bonito ver a população (e claro os olindenses), o povo, prestigiando o evento, para mim isso é a grande força, que não se compõe apenas das "autoridades" políticas e dos grandes autores que dela participaram, ao todo foram 46 debatedores (entre jornalistas, escritrores, escritoras), sim, são importantes,  longe de mim negar isso, mas a presença das gentes de Olinda, do Recife, de Pernambuco, de outros estados e países, foi o maior ganho!
imagem colhida na internet
Mas por que Fliporto se a festa nao é mais em Porto de Galinhas? De acordo com os organizadores, a mudança do nome seria um componente complicador (e em "time que está ganhando, o se mexe", grifo meu). Óquei, era, foi, e já não é mais, algumas edições se deram apenas para escritores convidados, sem a presença das pessoas fora do ofício  de escrever (um absurdo, eu diria!), e a sacada de "transformá-la" em aberta para o grande público foi genial, tanto quanto transferi-la para Olinda, um exemplo de lucidez. Uma vez que o acesso à cidade, é bem mais fácil, e o local escolhido para a sua realização, a Colina do Carmo, não poderia ter sido mais perfeito
Emocionante perceber a meninada interessada, participando nas contações de histórias, na tenda Fliporto Criança, ou nos jogos matemáticos, Malba Tahan também foi homenageado na grande festa literária, Fliporto Nova Geração (para novos e jovens autores), EcoFliporto, Cine Fliporto, Fliporto Gastronomia e Fliporto Digital. Mas confesso que senti falta de uma sessão destinada à música e à  fotografia (uma Fliporto Música, e Fliporto Fotografia), mas aí é querer demais, e é a minha vontade e não dos idealizadores...

Por onde se andava, a participação da comunidade era intensa, um espetáculo! O que coloca por terra a idiotice mítica de que o Brasil nao é um país de leitores, nao é uma ova! Um fato interessante me chamou a atenção (aliás nao fui a única a perceber isso, um amigo também comentou comigo) as crianças faziam questão de participar ao seu modo, carregando um prospecto sobre a feira, um livro, um cartaz, o que fosse, qualquer coisa que dissesse, que estivera naquela comemoração, a Fliporto passou a ter um sentido para elas.

Grandes nomes passaram por lá, mas não posso deixar de mencionar a mesa que de fato pegou fogo, pois se tratava de autores e experiências sobre Cuba,  um deabte entre Fernando Morais ("A Ilha" e "Os Últimos Soldados da Guerra Fria"), Samarone Lima ("Viagem ao Crepúsculo", com relançamento de nova edição mais ampliada e outras imagens, para breve) e Leandro Nardoch (Guia Politicamente Incorreto da América Latina), onde três visoes distintas da ilha de Fidel, se confrontavam, "a América Latina: para além do bem e do mal". Só faltou chamarem os bombeiros para apagarem o incêndio. podem conferi-la:
imagem colhida na internet
Samarone Lima, Vandeck Santiago (mediador), Fernando Morais e Leandro Narloch

Os três jornalistas, "com posições bastante adversas, promoveram uma das mais polêmicas mesas de debate durante a VII Fliporto. A escolha dos convidados não se deu por acaso: todos possuem uma relação estreita com o continente, principalmente, com a ilha de Cuba". 

"A presença de nomes como Joumana Haddad", autora do livro, Eu matei Sherazade; Tariq Ali (escritor, jornalista, cineasta e militante paquistanês), "que não economizou palavras ao tratar da relação das grandes potências  ocidentais e o mundo árabe", quando foi apresentado ao público, pelo jornalista Silio Boccanera, no painel "Paquistão-Afeganistão - equívocos na guerra ao terror". Tarik, é um incansável "crítico dos sistemas neo-liberais que" promovem e "priorizam o poderio econômico em detrimento de sociedades democráticas"; Abdel Bari Atwan, "considerado um dos 50 árabes mais influentes do mundo, e que entrevistou longamente Osama Bin Laden", com coerencia e sensatez, "deixou de lado ideologias e paixões, Abdel frisou a importância da “Primavera Árabe” para a evolução política da região, sobretudo no que tange a democracia. “Sem dúvida, essa é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos 100 anos no mundo árabe, que estava impregnado de corrupção e ditadura, além de estar extremamente atrasado", deram à esta edição o caráter de a "mais política da história da festa". 
Deletei-me com o painel no qual participou Alice Ruiz, onde falou sobre a sua estreitíssima relação com o haikai, a poesia em letras de músicas, a poesia poesia, e suas parcerias entre outros, com José Miguel Wisnik, Alzira Espíndola,  Zélia Duncan e o saudoso "Nego Dito",Itamar Assumpção. Discorreu um pouco sobre o seu processo de criação, a estética do haikai, além da sua relaçao com seu companheiro Paulo Leminski (que era também haikaísta), e destilou doçuras e delicadezas.

Em algumas obras, Gilberto Freyre faz referência à árvore, ela também foi estrela da festa. Convém informar que fora do continente africano, é no Recife (e na Austrália), que se encontram o maior número de baobás, apesar da árvore existir também em ourtros países americanos, e nada como uma feira de literatura e arte para "plantar" uma consciência ecológica nas pessoas, e a importância dos baobás.
Podes apreciar um resumo da ópera aqui.
Infelizmente nem tudo  são flores, "bebê" (aliás, Cristiane Torloni, também compareceu à festa de literatura, dentre outros famosos globais), alguns mediadores, sinceramente, eclipsaram o brilho da festa, para a próxima prestar atenção em quem convida para tal função.

Alguns autores que participaram da feira: 
Deepak Chopra (abertura): “Cura, transformação e consciência”;
Frei Betto, em conversa com Bia Corrêa do Lago:“O processo da criação literária”;

Derek Walcott, Prêmio Nobel de Literatura, conferência: “O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott"; 
Silio Boccanera, em conversa com Geneton Moraes Neto:“Terrorismo real e fictício, antes e depois do 11 de setembro”;
Mamede Jarouche, Ioram Melcer e Edwin Williamson, com mediação de Rogério Pereira:“As 1001 noites (d)e Jorge Luis Borges".
E como ninguém é de ferro, no encerramento, fomos tomar uma gelada, para aliviar o calor.  Essa é por você também, Rui Pires!


meu amado Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos - Fim de Festa


23 comentários:

  1. Minha amiga muito querida... Estou comentando aqui porque não consegui no post anterior...
    Primeiro, obrigado pelos sempre pertinentes comentários no meu humilde garimpo (atualmente uma editora)... segundo... ah como eu gostaria que sua campanha desse certo...embora seja de fato hoje o meu sonhar mais genuíno, não o vejo acontecendo...

    De qualquer forma só tenho a agradecer até poder ter este sonho, que me torna menino de novo (coisa que acredito nunca deixei de ser, haja vista, ainda estar me apaixonando por pedrinhas e jovem poeta nesta idade!!!)...também fico aqui torcendo prá moça colocar o cartaz na porta...

    Um beijo sempre terno...

    Mas como você, tam

    ResponderExcluir
  2. Pois é, parece que foi mesmo bem legal.
    Sinto por Salvador, que tem uma Bienal sem fôlego e com status mercadológico e uma embrionária Flica (Feira de Literatura de Cachoeira) que em seu primeiro ano não empolgou, mesmo com Fernando Morais e afins.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! MARAVILHA! Só não fico com inveja, porque minha programação nesses dias também foi muito legal.
    A Alice Ruiz...como eu gostaria de tê-la escutado. Seus Haikais, Leminski...vixe, mas isso deve ter sido mesmo bom demais. E tiraste fotografia dela? Retiro o que disse: deu inveja.
    E ainda terminaste esse passeio todo com umas cervas com Sama? Sei não...a gente mal consegue agendar um "encontrozinho" e tu lá com um "encontrozão". Aliás, por falar nisso, ficou um textão, viu.
    Para ser absolutamente perfeito, só faltou ele: Bia Couto, ops, Mia Couto. Pronto! Seria o céu na Terra!
    Beijão!
    Magna
    Obs.:depois me conta direitinho com quem andaste falando sobre mim.

    ResponderExcluir
  4. Valda,

    Ah, que inveja! Eu aqui pertinho, a um pulo de lá e não pude ir, metido em trabalho, em prazos e metas.

    Mas fico feliz, verdadeiramente feliz, por seu instigante relato, verdadeira dissecação da Fliporto, suas derivações e seus preciosos achados.

    Sim, morro de inveja, mas também de alegria de ver tanta euforia tua nessa missão de nos relatar, desafortunados ausentes, as boas novas que ocorreram por lá.

    Abraços literários,

    Dimas Lins

    ResponderExcluir
  5. e parece que foi mesmo sucesso.

    bom fim de semana.

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Sempre que há a possibilidade de se ouvirem pessoas inteligentes a discutirem sobre um qualquer tema... essas horas tornam-se sempre interessantíssimas!
    Ouvir-se a inteligência é sempre um privilégio.

    ResponderExcluir
  7. "A feira homenageou o sociólogo pernambucano, Gilberto Freyre".
    Só por isto já valia a pena:)
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Fica.se a saber

    o que interessante há por esse mundo,

    neste blog!

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  9. Gostei do teu texto exlicativo...muito bem


    Ontem(?) não consegui comentar em nenhum dos teus blgs. às vezes, nos blogs com o mesmo formato da tua caixa de comentários, não consigo: não é só no teu: é em todos os que têm esse formato.

    mas hoje consegui...e ainda bem

    Beijão e... que...INVEJA!!!

    ResponderExcluir
  10. Mas que maravilha de evento!
    Parabéns a ti e a todos quantos tiveram a oportunidade de viver a CULTURA, na verdadeira acepção da palavra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida

    Adorei ler a tua descrição do Fliporto e contaste tudo com um dinamismo tal que me fez sentir como parte integrante de tudo o que por aí se passou.

    Muito interessante o facto de a Feira já não se fazer em Porto de Galinhas, mas conservando a mesma designação. Realmente se a coisa funciona para quê mexer?

    O Álvaro Lins reteve o nome de Gilberto Freyre, e como não podia deixar de ser, também eu. Não é por acaso que ele é (foi) o grande teorizador do 'Tropicalismo'.

    Os debates sobre temas actuais dizem muito dessa Feira que já vai na sua VII edição e penso que não parará. Também a criançada teve o seu espaço o que quer que 'é de pequenino que se torce o pepino', como se diz por cá...

    O video, adorei-o!

    Beijinhos e obrigada.

    Olinda

    ResponderExcluir
  12. alegra-me saber que a cultura, ainda, atrai multidões de todas as idades.
    alegra-me saber que a cultura proporciona momentos de grandes saberes e convence, cada vez mais, adeptos e novos valores.

    bj...nho

    ResponderExcluir
  13. QUE INVEJA!!!!
    Ainda bem que gostaste, canto da boca! :)

    Beijo *

    ResponderExcluir
  14. um excelente artigo e uma excelente iniciativa
    como poucas...

    e lá vai uma gelada...

    jajaja

    abrazo serrano

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga, que evento!!!!
    E você o minuciou de forma clara, dando água na boca ler os nomes dos participantes. Debates sobre temas de grande importância na atualidade, com participação de quem tem propriedade para falar sobre eles.
    Penso que a "gelada" nunca foi tão saborosa!!! (rss)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. A campanha vai dar certo, Edson! Força!

    Beijo e obrigada por estares aqui!

    ;)

    ......

    Foi bacana sim, Herculano, se articule para vir ano que vem, inclusive como autor. E na torcida para que na Bahia a feira cresça e melhore!

    Legal voce aqui!

    ;)

    ........

    Maga, impossível nao ler seu comentário e nao cair na risada.
    Certamente irias gostar do painel com a Alice, sem grandes conflitos e explosoes, mas com grandes informaçoes, aprendi mais sobre haikais, e conheci de perto essa mulher divina, uma letrista que eu já admirava há muito tempo!

    Imagina se no ano que vem o seu Bia, opsss, o Mia vem pra cá, hein, hein?
    Sabes que nunca um encontro com o Sama nunca é banal, ademais é um prazer, um luxo e um privilégio estar com ele e escutar o tanto que ele tem para contar. E que vontade de ler o famoso caderno dele...

    Pense no textao, eita coisa comprida, prefiro ainda os textículos do nosso amigo. Hahahaha!

    Sei que ainda leremos mais sobre a sua viagem, o texto, "Sobre Raízes e Asas", já nos deu a diemensao de como foi lá no CE., e do que vem por aí.

    Convidei a pessoa para a qual eu falei sobre voce, para ir à Biblioteca, sábado, vamos ver, aí saberás ao vivo e em cores!!!!

    Beeeijo!

    ;)

    ResponderExcluir
  17. Uma pena sim, Dimas, tinha muito o que se debater, ver e comemorar. Mas fico feliz que tenhas aprovietado a feira, a partir do meu escrito, isso sim é muito bacana!
    Quem sabe ano que vem nao teremos mais um "cirandeiro" lançando um livro na Fliporto??

    Abraços, poeta, obrigada sempre pela sua presença aqui, sei do quanto és ocupado!

    ;)

    ........

    Foi sim, Pi, cumpriu ao que se propos!!

    Um beijao, e obrigada por estares aqui comigo!!

    ;)

    .......

    Ow, Blue Shell, ainda bem que insististe, é tao bom te ver aqui, sinto imensa alegria!

    Quem sabe um dia vc venha à Fliporto?

    Um beijáo!!

    ;))

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Baby, esses momentos, nao apenas sao prazerosos, mas coloca.nos a par do que acontece cá dentro e fora, no mundo da literatura, entre outras!

    Adoro ver.te aqui nesse Canto! Um beijao!!

    ;)

    .......

    Olinda, Olinda! Sei que ainda ficou muito por contar, tentei fazer um apanhado do que considerei importante, e mesmo assim ficou um texto imenso, um tanto cansativo, mas infelizmente nao consegui ser sucinta. Muito me alegra saber que conseguiste estar na feira, a partir das minhas informaçoes, isso sim é maravilhoso!!

    Eu sugiro que leias, se desejares, Darcy Ribeiro, Sergio Buarque de Hollanda e o Florestan Fernandes, extraordinários sociólogos brasileiros, a minha trindade sagrada! rs.
    Esperamos que essas crianças nao apenas sejam novos, mas, sobretudo, permanentes leitores, tomara!

    Uma delícia ter.te aqui, querida amiga, obrigada, viu?

    Um beijao enooooooorme!

    ;))

    ...........

    Pois nao é, S.? Acredito que nao exista algo mais convincente do que o conhecimento, só quem lê sabe das dimensoes e do alcance que a leitura pode proporcionar!

    Sua presença aqui é sempre motivo de satisfaçao e alegria!

    Um beijo!

    ;))

    ResponderExcluir
  19. Gostei demais, Phoenix, havia uma tribuna livre, qualquer pessoa podia subir e se expressar poeticamente, e com grande prazer, escutei um texto de uma miúda portuguesa, coisa muito bcana de ver, quem sabe um dia nao sejas tu a estar naquela tribua, hein?!

    Um beijao, querida, obrigada por sua sempre querida presença aqui no Canto!

    ;))

    ...............

    A gelada desceu muito bem, Mixtu, o calor aqui, tá de matar!!

    E a feira de fato foi (é) um grande acontecimento, nem imaginas a magnitude dela!

    Obrigada por estares aqui. Abraço tropical! rs

    ;)

    .......

    Um eventao, Marilene, coisa de cinema, só vendo! Verdade, nenhum tema atual ficou de fora, e os debates se davam por uma gente que tinha (tem) muita propriedade sobre o assunto, tens muita razao. Agora é esperar o ano que vem! rs

    A gelada foi o ápice, saborosamente necessária, o calor aqui tá saárico, tá de matar!

    Um beijao imenso, querida, adoro sua presença no Canto!!

    ;)

    ResponderExcluir
  20. Sempre, Manel, e tinha de sobra gente interessante a falar com conhecimento de causa, sobre temas interessantes, foi uma grande festa, com ganhos para todos os lados!

    Sua presença aqui é sempre uma honra, sei que sabes!

    Um beijao!

    ;)

    .......

    Vale sim, Alvaro, ainda há muito o que se debater sobre questoes arcaicas, nesse mundo tao moderno, ou melhor, tao pós.moderno!

    Gosto muito de te ver aqui no Canto, obrigada!

    Beijo!

    ;)

    .......

    Esse mundo é uma vastidao, náo é mesmo, Calado? Ao menos das bandas de cá o que tiver de interessante para partilhar, estarei fazendo isso!

    Ter.te aqui é uma honra!

    Saudaçoes poéticas!

    ;)

    ResponderExcluir
  21. Canto da Boca

    Obrigada, obrigadíssima,minha amiga,pelas dicas sobre leituras. Vou aproveitá-las pode crer... :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  22. Realmente, Pernambuco tem essa vocação de cultura.
    Acompanhei a Fliporto a partir daqui do seu relato.

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...