sábado, 24 de janeiro de 2009

"Alpes"

Saída do Porto, 7:00h da madrugada...

A vontade era de estrangular o meu telemóvel, calma, minha senhora e meu senhor, não sou uma pessoa violenta, mas convenhamos, 6:00h da madrugada, de um sábado propício para sequer abrir os olhos, imagina sair debaixo do edredão? 3º graus, a calefação a todo vapor, e o telemóvel-despertador histericamente gritando que estava na hora de levantar, após apenas uma horinha de sono? Pois, foi o tempo que preguei os olhos nessa viragem de dia; sou uma estudante aplicada (Deus sabe!), estava a estudar de facto, posto que estou no momento mais importante, ler, ler, ler; fichas e mais fichas; escrever, escrever, escrever; apresentação; enquadramento teórico; justificativa; contextualizar Brasil e Europa (Recife-Porto-Tarragona), não necessariamente nessa ordem, e outros quemais que vós sabeis muito bem... Mas "la nave vá" e eu dentro! E eu gosto!

    - Tóc! Tóc! Vamos? Estás pronta? Giovanni e Paulina já estão a descer, e eu liguei para o taxista.

    - Oi, Luciana, prontinha da silva, com os olhos cheios de areia, mas vamos, eu durmo na viagem...

Lá se vou eu rumo a mais uma aventura. Fomos numa excursão para os Alpes, os nossos Alpes: Serra da Estrela, queria ver a neve, imagina se eu não viveria isso?
Serra da Estrela, ou Montes Hermínios, mas como é intrínseco a mim e está imbricado em minhas vísceras, divaguei e vagueei mais uma vez na história... Montes Hermínios (como nominavam os romanos da antiguidade, e perdi-me a imaginar como sobreviviam os antigos, as batalhas. Dizem que aquí na Serra da Estrela, era a terra do líder lusitano, Viriato).
A viagem transcorreu tranquila, sentei-me na primeira poltrona vazia que encontrei nas proximidades do fundão, dei uma boa cochilada até chegar a primeira paragem, hora de comer algo, tomar um café... Tomei, tomei o café mais caro do mundo, nem em Paris era aquele preço, vô-te! Mas quem manda ser viciada em café? E depois, quentinho, e aquí (lá), um frio da moléstia, até a alma estava revestida em polar. Em Covilhã soubemos que o tempo não estava lá uma brastemp, teríamos que esperar um pouco, mudança de plano, de atividades, de tudo... Uma visita ao Museu do Pão, vendas e lojas da cercania. Em seguida fizemos um piquenique ao ar-livre, e bote livre nisso, porque tivemos inclusive a liberdade de varrer a espessa camada de gelo que cobria os bancos e mesas disponíveis para tal fim. Seguimos nosso destino, chegamos à poisada, quase noitinha, era aconchegante e limpa, o suficiente dentro das minhas exigências, fizemos o registro na recepção, entrega de passaportes e chaves... Afinal, dez horas dentro de um autocarro, acaba com o humor de qualquer um, eu queria mais era um banho quente e dormir. Mas antes, um reconhecimento do derredor, luzes difusas, opacas, no meio da neblina, neve por todo lado e eu feito criança, deslumbrada com aquela visão jamais vista em qualquer tempo, tudo branquinho, branquinho... Eu e Giovannito, começamos então uma guerra de bolas de neve, risos e quedas, e felicidade transbordante... Joguei-me na neve como quem se joga numa piscina, ela é sim gelada e branca, ê! Ficamos por ali a brincar, riscar na neve e a fazermos, ou melhor, tentamos fazer bonecos de neve.

Giovannito, eu, a neve e nossa alegria!

Na sala de convívio vislumbrei uma messa de ping pong, ô delícia! Alugamos por uma hora, e pude então fazer algo que não fazia desde a adolescência, ah,
gente, eu adoro jogar ping pong...

Uma arrumada rápida, realçar os olhos e a boca com uma maquiagem leve, quase virginal, o jantar seria noutra cidade e não me apetecia lá chegar com uma cara de cansaço sem mais.

Hora de irmos para a discoteca, e o tempo não ajudava em nada, a guarda local informara que seria perigoso se fizéssemos mais de uma viagem na madrugada, a temperatura havia caído, e ainda o aumento de neve e gelo nas ribanceiras que ladeavam a estrada. Mais uma vez mudança de planos, teríamos que ir todos por volta das 03:00h para a poisada, por mim, eu estava morta de cansada, dois dias, e duas noites sem dormir, eu queria mais era a minha caminha quentinha e meu cobertor de pele de ovelha (sintética, gente, sou ecologicamente correcta)... E assim foi, fomos. O pequeno almoço será servido até às 10:00h e subiremos a serra por volta das 13:00h, pensei comigo: hum, vou lá, como e volto para dormir, não me demoro no banho e estarei pronta na hora certa. Dito e feito, uhu! Comi, dormi e banhei...

Eu quero voar no azul mais lindo...

A visão da serra era comovente, o contraste entre a brancura da neve e o azul do céu, me levaram para além do êxtase da novidade, ou do desejo realizado, mas um paraíso tão íntimo e particular que só eu sentia (claro!). Abri os braços e por um instante senti-me voar, uma paz absurda me envolveu. E eu ali parada, diante daquela descomunal imagem, que revestida num manto branco, provocava os meus pensamentos e sentimentos, um sublime panorama, que mágica paisagem. E imaginava de quem era a astúcia de possibilitar a conquista (?) daquela Serra tão extasiante, dos deuses, deusas, ou dos homens (e mulheres)?
Mas chega de deambulações, vamos às atividades: esqui, snowboard e coisa nenhuma... Pegar a instrumentação, receber orientações e pagar mico...

Os pagadores de mico, ou melhor, os craques...

E o cansaço? Que cansaço, é comigo que a sua pessoa está a falar? E eu lá estou cansada, depois de viver um dia intenso, e mais de 48h sem dormir, quem é que está cansada aí? Só que eu quero agora é um café com leite, bem quente, de queimar a língua. Fui à estância com a Paulinita, pegamos café e ficamos a filosofar, sentadas, com os pés enfiados na neve, mergulhadas nas nossas reflexões e saudades: de quem não está fisicamente conosco, de quem já esteve e de quem jamais estará... Os olhares a perderem-se e a encontrarem-se no pôr-do- sol, no horizonte, uma confluência com o azul do céu, o branco da neve e o alaranjado daquela bola de fogo que se esmaecia. Serra da Estrela, hei-de tê-la sempre em minha íris, alma e no vermelho do meu coração.

Pegando um fresco... Vai uma geladinha aí?

Mas informo a quem interessar possa, não só há neve na Serra, apenas 1 km abaixo do início do paraíso branco, existe o paraíso verde. Chama-se Sabugueiro, talvez a aldeia mais alta de Portugal. Há uma cruel dúvida entre quem vai à Serra nas duas estações: se é mais bela no inverno, ou no verão...

    Aqui embaixo, tem uma novidade, para quem quiser, é só clicar no play e ouvirão a música que ora me delicio e me envolve. Lenine - e uma saudade besta do Recife - , Hoje eu quero sair só. Sabe o que acontece? Às vezes tenho uma vontade de sair só, na verdade, nunca estou só, estou sempre comigo, mas sinto vontade de estar apenas comigo. Porque eu volto para os que amo, sempre!

34 comentários:

  1. Boca, querida!

    Mais um texto que me encheu de ternura e deixou uma saudade apertadinha no coração. Conheço e amo a Serra da Estrela e as cidades próximas. Como amo o Porto. Como amo Portugal.
    Estive na Serra no verão e, mesmo assim, ainda encontramos resquícios de neve, onde o povo se divertia a valer. Mas acredito que a paisagem seja outra, completamente diferente. Embora a visão privilegiada dos pontos mais altos seja a mesma. O céu, sempre azul e as montanhas, que se espalham como se fossem o próprio mar. E as minúsculas cidadezinhas, tão gostosas, ou mimosas como dizem aí.
    Enfim, obrigado por mais um momento mágico, onde minhas lembranças me levaram a viagens ao passado, a rever a Serra da Estrela, Covilhã e Sabugueiro, entre outras aldeias que me encantaram...

    Beijos, carinho.

    ResponderExcluir
  2. Boca, querida!

    Mais um texto que me encheu de ternura e deixou uma saudade apertadinha no coração. Conheço e amo a Serra da Estrela e as cidades próximas. Como amo o Porto. Como amo Portugal.
    Estive na Serra no verão e, mesmo assim, ainda encontramos resquícios de neve, onde o povo se divertia a valer. Mas acredito que a paisagem seja outra, completamente diferente. Embora a visão privilegiada dos pontos mais altos seja a mesma. O céu, sempre azul e as montanhas, que se espalham como se fossem o próprio mar. E as minúsculas cidadezinhas, tão gostosas, ou mimosas como dizem aí.
    Enfim, obrigado por mais um momento mágico, onde minhas lembranças me levaram a viagens ao passado, a rever a Serra da Estrela, Covilhã e Sabugueiro, entre outras aldeias que me encantaram...

    Beijos, carinho.

    ResponderExcluir
  3. Bom te ver, amiga! Aqui já é carnaval. Venha s'imbora!!!
    Abraçamigo.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda de férias...alpes ...inverno...aconchegante e fantástico..queria muito um dia poder ir, mas não tenho noção de quanto gastaria e até me assusto um pouco..o bom é que esse post me trouxe nas imagens o tamanho da sua felicidade eisso conforta...beijos adoro estar aqui viu? leandro

    ResponderExcluir
  5. ola!!

    Quem cansa depois de uam aventura dessas?..rs...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Boca Linda e Querida!!!

    Que texto maravilhoso!
    Senti uma enorme preguiça no começo, acordar às 6:00 da madruga e num frio daqueles...
    Mas, Depois...
    ...Me fez sentir lá na neve e feliz (detalhe: sou friorenta e adoro sol)!!


    Obrigada por mais um momento maravilhoso!!!

    Adorei as fotografias!

    Tenha um Maravilhoso Final de de Semana!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Ah, que baita inveja! Eu já disse isso, mas que posso fazer se é o que sinto? rs...
    Menina, que delicia tudo isso! E que fotos mais lindas.
    Tem outra coisa que estou adorando: vc em prosa. Um texto hiper bem escrito, convidativo, alegre e que tem até expressões da terra que te faz saudosa! Ô coisa boa de ler, viu?
    Fico feliz que vc esteja curtindo tanta beleza e tantas alegrias. Lenine e recife te esperam sempre. E a gente tb!
    Beijoconas

    ResponderExcluir
  8. Boca linda, quando vens? O Carnaval está ás portas kkkkkkk Abraçamigo.

    ResponderExcluir
  9. Deu até pra sentir o gelo da neve, tão bem descrita foi...
    ...como sempre, aliás.
    Show de Boca!

    ResponderExcluir
  10. Amorecaaa!
    Tem presentinho pra vc no meu blog =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Passando pra dizer que tem um selinho pra você lá no Happiness!

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  12. ai que inveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeja horrivel que eu estou sentindo
    ahuahuhuahuahuhauhuaa


    bjocas kerida!

    ResponderExcluir
  13. Menina! Que leitura deliciosa! Quantas aventuras e surpresas que alimentaram minha alma sedenta do "novo" e da estranheza. Neve, para nós, de país tropical, simboliza alguma coisa mágica, pura, misteriosa, inefável!
    E você, em meio a esses píncaros nevados, me deixou enlevada, também!
    Que boa experiência de vida tem tido você, sua menina esperta!!!!
    Desejo-lhe sucesso e muita alegria, nos seus momentos aí...
    Deixo-lhe um abraço apertado e cheio de calor!!!
    Dora

    ResponderExcluir
  14. Eu também querooooooooooo, Bocaaaaaa!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela viagem que me proporcionaste. Obrigada pela partilha. senti que fui convosco.
    beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Boca, sou novo por aqui, mas gostei muito da tua aventura nos Alpes. A tua alegria de viver é contagiante.
    A gente se vê.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Boca!
    Já havíamos nos falado no AO 2008, lembra?
    Venho aqui, de vez em quando, ler seus poemas.
    Mas, de repente, sua prosa deliciosa, contando sua aventura.
    Que viagem legal, nossa!
    As fotos, ficaram ótimas.
    Nos fez inveja, viu!
    Mas, ficamos felizes por sua felicidade.
    Deixei um mimo para você, lá no Roda de Prosa.
    Espero que goste.
    Muita paz! Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Ter vc sempre por perto é muito bom. Melhor ainda numa inauguração depost-volta! rs... Mas sinto falta de vc aqui, moça! O tempo continua correndo de vc? Saudades de te ler!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Dona Boca...Cadê você? Está com a boca muito fechadinha...rs
    Saudade, menina viajadeira!
    Beijos e abraços calorosos.
    Dora

    ResponderExcluir
  20. Confesso que nao li tudo, falta-me tempo pois tenho um exame agora.
    Mas engim, gosto muito do português de Portugal e, posso até estar enganada, mas percebi que o teu texto está escrito dessa forma.
    A serra da estrela é algo lindo de ser ver, entretanto só para os que nao tem medo de altura.
    Na época em que fui ainda nao tinha neve, mas deixa estar, nem tudo é perfeito.
    ^^

    Mais tarde termino de ler e termino de comentar.

    ResponderExcluir
  21. Enviei um comentario, mas tenho a leve impressao de que nao foi.
    Enfim, só mesmo queria dizer que adoro o português de Portugal que observei na forma que escreves.
    E queria tambem perguntar quanto tempo estarás aqui pela europa, pois talvez poderiamos nos conhecer...
    :D

    ResponderExcluir
  22. Ola!!Quanto tempo!! Fiz uma sigela homenagens a todas as mulheres e seu dia, antecipado eu sei,srsrrsrs, mas espero que goste.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  23. Parabéns a você, Mulher! nesse dia que é seu( e nosso)!!!
    Onde quer que esteja você, receba meu abraço!
    Dora

    ResponderExcluir
  24. Hoje estou passando apenas para desejar-lhe
    paz, luz, saúde, alegrias, esperança!
    Não apenas hoje, mas em todos os dias da sua vida.

    Feliz Dia Internacional da Mulher!

    Beijos, com carinho.

    ResponderExcluir
  25. Eu estou morando na Espanha, em Salamanca...
    Desde agosto e volto ao Brasil em abril já.
    mas antes acho que vou passar uns dois dias em portugal.
    Onde vives?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Boquita, querida! Hj é dia de lembrar a força que temos. É dia tb de beijar as amigas e agradecê-las por fazer parte do nosso caminho!
    Por isso te beijo. E desejo que todos os dias sejam nossos. E sejam todos dias de força e de amor!
    Beijoconas

    ResponderExcluir
  27. vitoriacolvara@hotmail.com

    eu nao faço, mas tenho muitos amigos que fazem.
    Vem pra que cidade da Espanha?

    Beijos e entra em contato.
    ^^

    ResponderExcluir
  28. Que saudade daquele tempo...agora tudo é novo e desconhecido, entre o contexto e a gente. Espero que o que for verdadeiro, permaneça, sem mascaras, sem ilusões, sem pretensões ou superegos. Abs

    ResponderExcluir
  29. Que passeio maravilhoso!! Gostei das histórias, dos pagadores de mico e pelo jeito, foi e não voltou!!
    Lenine, esta a fazer show por aí, não é? Aproveita!! Beijus

    ResponderExcluir
  30. visitar a serra no verão ou inverno?

    mon coeur balance


    beijito

    ResponderExcluir
  31. Só depois que eu visitá-la no verão, dir-te-ei qual das estações é a mais encantadora. Mas posso dizer sem medo de errar que a Serra da Estrela, é cada vez mais estrela em meu coração, sabemos o motivo, pois!

    ;)

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...