segunda-feira, 21 de março de 2011

teu olhar incendiou o meu!


imagem recolhida na internet

numa dessas ocasiões de absoluto silêncio
em que todos os sentidos
estavam adormecidos
esquecidos num canto qualquer da vida


no meio da apatia
inexpressiva existência
e decidida abstinência

por um descuido dos deuses
ouviu-se
um farfalhar de folhas
uma nota musical

um cheiro de alecrim no ar

o olhar arqueou-se mais à esquerda
e foi assaltada por um observar atento
e naquele voo rasante

descuidaram-se por um instante
e o sol de fim de tarde
pela réstia da íris

poisou no horizonte

e quando a brisa do ocaso
por obra do acaso
espalhou essa fagulha de luz

no átimo desse encontro

dessa vida em movimento
da expansão desse mistério
em transição comovente

é que perceberam
essa suave presença
e promulgaram
essa inesperada e doce sentença:

teu olhar incendiou o meu!

------
XXVIII - I - MMXI

ando pela suavidade da ceumar: o seu olhar - Paulo Tatit / Arnaldo Antunes

29 comentários:

  1. gostei tanto!
    o silêncio é tão mais expressivo do que as palavras...


    beijinho**

    ResponderExcluir
  2. a eternidade e o universo, explodindo num só local e instante, a reprodução do Big Bang orignal que gerou o universo e os tempos, tudo isso neste encontro definitivo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. nesses cantos de bocas, é isto que ouvimos-lemos-provamos: encantos. e então somos livres aos cânticos, à alegria de pelear nudez de quânticos tantos recantos...
    b
    l

    ResponderExcluir
  4. O desejo cantado de uma forma cândida e linda!

    ResponderExcluir
  5. uma perfeita descrição de cenário, um comovente encontro de vidas: o poema se terno desejo
    gosto desta sua alternancia de ternura e garras! :)
    Beijo queridona

    ResponderExcluir
  6. Ciao un saluto dall'Italia, grazie delle visite, Angelo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito... destas palavras perfumadas a alecrim. Lindo.


    Beijinho de boa noite.

    ResponderExcluir
  8. un instante absolutamente mágico! bellísimo, querida amiga.

    un beso grande!

    ResponderExcluir
  9. Há olhares que são vulcões incandescentes! Acendem todos os olhares, todos os desejos!

    Beijos meus,
    AL

    ResponderExcluir
  10. "por um descuido dos deuses
    ouviu-se
    um farfalhar de folhas
    uma nota musical
    "
    adorei essas imagens

    ResponderExcluir
  11. E quando se incendeiam os olhares, nem os deuses querem apagá-los, ou será que são incapazes de fazê-lo?
    Adoro esses incêndios apaixonados...
    Incendiário final de semana, amiga!!!

    ResponderExcluir
  12. O Olhar,
    Ah o olhar!
    diz tanto...
    diz tudo.

    Olhar que chama acende a chama.

    Poema dos mais lindos, menina.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Vim te ver.
    Vizinha, por onde andas?
    Na terrinha ou em Portugal?

    Abraço fra/terno

    ResponderExcluir
  14. Tanto o poema quanto a paisagem que você descreve, essa da "hora do ocaso", são coisas lindas de se ver. Saudade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhhhh, eu já senti esse cheiro de alecrim no ar....


    Amada, adoro quando você passa, e deixa tantas iluminaças.

    Aliás, eu adoro você!

    E isso é pra sempre!


    Um beijoooo!

    ResponderExcluir
  16. Um farfalhar de folhas... uma nota musical - o encontro. Uma mágica que aproxima, que incendeia vidas... Amiga, imaginei o mundo no início do poema: tudo parado, quieto e, de repente, o despertar. Poderia ser a abertura de um filme. Simplesmente encantador, poetisa querida. Beijo

    ResponderExcluir
  17. seus comentários são tão elaborados, pensados e rebuscados que fico imaginando se escrevi de fato tantas coisas assim. quando releio o que escrevi, passo a entender tudo de uma maneira diferente e percebo o quanto você acrescentou a este entendimento.

    ResponderExcluir
  18. Olha a menina de Olinda, certo? rsss

    Bonita poesia ...

    Bjooo

    ResponderExcluir
  19. Oi, queridinha!
    O blogospot não "engoliu" seu comentário, não. Eu é que fui 'incendiada' pela febre de uma gripe terrível. Ai,ai, estou um caquinho!
    Amiga, obrigada pelo carinho da visita e viva sua paixão enquanto Fukushima não explode de vez. Li hoje que o mar do Japão está 3.000 vezes acima da radioatividade normal e as chuvas nos Estados Unidos já apresentam traços de contaminação...pode????
    Sem beijos hoje, rsrs. Mas um carinho enormeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  20. Acho que nem as baratinhas escapam dessa...

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Quando a gente pensa que os olhos estão ventando em outros horizontes, a chuva vem e mostra.

    Uma vez também pensei que estava na calmaria... Enganos... O sol se foi e o frio nem me tocou.

    Bjuxxxx e xerooo querida amiga.

    ResponderExcluir
  22. Oi CB :D!

    Ai o Amor!
    "Ó Amor, não me mataste o desejo; Ó Amor com o teu primeiro beijo" (Heróis do Mar)....

    Sei bem o que é ter o olhar incendiado por outro... :)

    O teu poema fez-me recordar as palavras de Claudio Lins:

    "Eu vi quando você me viu/Seus olhos pousaram nos meus/ Num arrepio sutil/Eu vi, pois é, eu reparei/Você me tirou para dançar/Sem nunca sair do lugar/Sem botar os pés no chão/Sem música para acompanhar/(...) Eu vi, pois é, eu reparei/Você me tirou todo o ar/Para que eu pudesse respirar/Eu sei que ninguém percebeu/Foi só você e eu"

    :D

    Desejo-te um bom fim-de-semana repleto de amor, querida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. é assim mesmo que acontece, um descuido, um relance, um momento, e a vida desperta em nós, a sonolência e o marasmo se afastam de nós, a veia estufa e pulsa, a têmpora lateja o coração dispara, e eis que nós, antes dormentes e embrutecidos passamos a ver poesia em tudo, até o ar que respiramos vira perfume, um sentimento avassalador nos toma e assoma e avançamos como a nau que ruma em direção às descoberta.

    ResponderExcluir
  24. Linda, procuramos todo um viver.

    abraços.

    ResponderExcluir
  25. Belas palavras, numa junção de emoções, gostei.

    bom fds, bjos.

    ResponderExcluir
  26. Adorei teu blog. Parabéns!

    Se puder de uma olhadinha no meu depois

    www.livreparaexpressar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...