domingo, 4 de dezembro de 2011

a colecionadora de adeus(es)*

"...Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros.
E é por esse motivo que dizer adeus se torna complicado!
Digamos então que nada se perderá. Pelo menos dentro da gente..."
João Guimarães Rosa
Niña delante de la chimenea - Balthus

Penélope era uma criatura ímpar, se diferenciava em cada detalhe das demais mulheres. De uma invulgaridade até então desconhecida, tudo nela era inaugural. Cada gesto, cada suspiro, cada passo e situação tinham o caráter de primeira vez.
Diferentemente da maioria das outras mulheres, Penélope fazia uma coleção sui-generis: colecionava adeus(es), sim, ela guardava todos os adeus(es) sofridos ao longo da vida, cada adeus recebido ia para a caixa de porta-adeus(es). Tinha o cuidado de etiquetá-los, e deitá-los carinhosamente naquela caixinha de madeira, com ébano incrustado no tampo, para que não se diluíssem entre si e se perdessem na corrente do esquecimento. Achava que lembrar ajudaria-na a não cometer os mesmos erros, que nada mais se repetiria. E jamais esquecia o que lhe faziam. Inventariar suas tragédias, era uma forma de ausentar-se de si mesma, saía da posição de protagonista para expectadora, naquele teatro que sempre fora a sua simplória existência.
Mas havia um adeus em especial, aquele, aquele que ela jamais gostaria de ter recebido, trocava toda a sua coleção por um não-adeus dele.
Estava como sempre estivera, inerte e pálida, quando o viu, Ulisses surgiu do nada como uma aparição, não se assustara porque no processo em curso, já não se surpreendia com nada, e a inesperada chegada daquele homem não se configurava um grande acontecimento. Estava imóvel diante do que chamava de autopoiesis, imersa em suas dores, suas perdas e suas solidões, por onde quer que olhasse, só se deparava com seus restos. Tudo era deserto e destruição. Aquela presença inopinada não a demoveu da sua imobilidade e alheamento, para quem fechara a porta do inferno e sobrevivera aos tantos dilúvios, nada lhe dizia alguma coisa. Já não diferenciava luz e sombra; calor e frio; sol e chuva; fome e sede. Penélope estava tão anestesiada que desconhecia coisas e valores tais como: "prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e caridade", muito menos amor. Dizia que isso de amor era invenção do ócio, de alguma mente desocupada e em conluio com o inominável. Se acreditasse em destino diria que o seu era o pior dos piores. Que havia nascido para o lamento e o suplício. Achava-se a maior de todas as vítimas, até gostava de viver enclausurada nesse seu conforto entorpecido, nessa pele de sofredora.
Ulisses nada precisava dizer, porque qualquer movimento era como se já tivessem vivido desde os tempos mais remotos, numa ancestralidade (in)comum, eram o espelho um do outro; os olhares se complementavam, e a vida tinha um sabor até então jamais experimentado. Sem o mínimo esforço, conseguia dela todos os seus segredos, confessava-se a ele, como quem desejava expiar todos os seus pecados (que nem existiam).
Ela tivera tudo e perdera tudo, quando Ulisses veio, e quando foi embora, após dizer-lhe calmamente, como se estivesse anunciando o princípio do mundo: "amo-te"! E saiu sem olhar para trás, com seus passos largos, mãos nos bolsos, assoviando, e sumiu engolido pela neblina daquela madrugada, que Penélope odeia até hoje! Entendeu que aquela confissão fora o grito de liberdade dele, e o aprisionamento dela, essa declaração tornou-a cativa da esperança, coisa  que ela jurara nunca mais ter. Além de afastá-la de qualquer outra relação que porventura, ela ainda desejasse experimentar. Declama nos palcos da vida, que qualquer pessoa só é verdadeiramente livre, quando está destituída de qualquer tipo de paixão. Segundo ela, aprendeu com o Bertrand Russell, e que já nem sabe mais no que acredita. E nem tenciona creditar mais nada à nada.
Todas as madrugadas ela fica em vigília, atenta aos movimentos e sussuros do vento, esperando, quem sabe, algum milagre acontecer, caso acreditasse em milagres. E quando ela se descuida do esquecimento, vai ao espelho e torrenciais lágrimas  lhe escapam dos globos  oculares e borram toda a maquiagem, escorrendo como um veio d´água, preto, pela face, e lhe deixa com o nariz vermelho e os olhos molhados e brilhantes. E ela tem ojeriza a espelhos, porque diante deles, não pode negar quem é, ou quem deixou de ser; ali ela está despida de qualquer mentira ou desculpas, está nua diante de si mesma e todo o sentimento que ainda existe por e para Ulisses, um estúpido que materializou-se do nada e desmaterializou-se também do nada. Mas que ainda respira em seu peito. Que coração absurdo e bobo é o dela! Embora ciente de que romper esse  laço é preciso, já não sabe mais sobre precisão. Não obstante, mais que tudo é  preciso prosseguir, só existe essa (é a única) saída.
Desde então, Penélope odeia o amor entre um homem e uma mulher (esse amor sexualizado, carnal) e seus desdobramentos, tanto quanto as madrugadas. E até hoje ela tece a teia que a libertará de todos os adeus(es) sofridos. E se afoga (e se afaga) nas taças de vinho que eles bebiam diariamente.
------


Olinda, XXX - XI - MMXI


*
"no 
'Aurélio' traz a flexão em "adeuses", já o 'Houaiss' não".


da cassia eller (e paulinho moska) que canta, com fabão:  nada vai mudar isso

22 comentários:

  1. Ela está tão próxima de mim... Bom, não vim aqui confessar-me, vim ler-te. O que é sempre muito bom, mana. Você tem o dom de traduzir a vida, de escrever, de sensibilizar. Colecionadora de adeuses... bom mote para um livro. Pensou nisso?

    ResponderExcluir
  2. o inteligente enredo textual oferece á conjugação das palavras o dom de saberem cativar para uma leitura atenta, dedicada, denunciando o suspense em aberto para a próxima frase.

    um post muito feliz.

    bj...nho

    ResponderExcluir
  3. Talvez o Houssais tenha tomado por bom a maioria monoteísta a quem um dicionário de língua portuguesa se dirige. Se assim for justifica-se o adeus e os adeus. Mas eu utilizariam sem preconceitos os adeuses, mesmo que o Aurélio não o chancelasse.

    Penélope tem também as suas razões. O único adeus que a marcou, que não pode ir para a caixinha foi o adeus do amor. Ao amor não se pode dizer adeus, ele ficará eternamente cravado no peito.

    A sua prosa é fabulosa, rica em vocabulário, de uma coerência notável.

    Um beijinho,
    Vítor (aka Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos)

    ResponderExcluir
  4. É, em minha opinião, a forma errada de se afagar, mas conheço casos assim...
    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  5. Na verdade sempre relativa
    os espelhos distorcem ou apenas mostram o que queremos ver
    No ciclo das marés
    tudo é mais natural

    Um texto excelente
    que sugere para o amor
    criatividade a tempo inteiro
    mesmo na distância

    Sós sempre que nos dá prazer
    mas nunca isolados

    ResponderExcluir
  6. É um clássico... e um dilema!
    Penélope e Calypso!
    Qual a preferida num mundo masculino com personagens principais femininos?!

    ResponderExcluir
  7. Então, dona moça, outra história para Ulisses e Penélope. E quase uma caixa de Pandora se configura. Pois bem, precisamos às vezes das histórias que nos expliquem, das caixinhas que nos contenham ou que tentem nos delimitar. Talvez o equívoco esteja em se achar(sentir) complementar por alguém ou alguma coisa. Somos tantos e tanto! Precisamos talvez de outra caixinha: a dos encontros.
    Beijão bem grandão!
    Magna

    ResponderExcluir
  8. Minha flor,

    Ô saudadeeeeeeeeee!!!!!

    Tá complicado estar nos blog amados minha flor..
    Se fico muito sentada aqui, a coluna gritaaaaaa, berra rs, uma coisa de loucoooooooo.
    Talvez por isso, caminhe mais pelo facebook, pela rapidez de informações ao mesmo tempo.
    Mas sempre vou passar aqui para te ler, e me encontrar nessas palavras tão bonitas..
    E eu ainda estou tecendo a teia que me libertará de todos os adeus(es) sofridos...

    Um beijoooooo minha amiga tão querida!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida!

    Viajaremos em poucos dias. Quero agradecer o carinho e o pelo tempo que dedicou em meu blog durante este ano... em linda prosa e sempre poesia. Para mim é muito precioso e me trouxe tanta felicidade. Perdoe a ausência. Quando voltar, estarei aqui para ver as novidades e para compartilhar.

    Grande beijo!
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  10. Supongo que todos acabamos perdidos en la corriente del olvido.
    Mucha salud señorita.
    Le deseo unas felices fiestas para usted y los suyos.
    Moisés Cañizares Jiménez

    ResponderExcluir
  11. Dizer que é excelente é pouco! A sério:)
    O relativo sempre presente.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Boca, seu texto disse tudo. Muitas vezes libertar o sentimento de um, é tornar prisioneiro, o outro.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Quão parecidas e diferentes as duas Penélopes!

    Aquela tecendo a colcha de dia e desfazendo-a de noite acalentando a sua espera e esta, aprendiza de Bertrand Russel na sua descrença, tecendo a teia que a libertará de vez de todas as esperas...

    Bela prosa, sumamente construída, um primor!


    Minha amiga, agradeço-te as belíssimas palavras que tens dedicado aos meus posts. Vou responder, em especial, ao comentário do 'Encontros' que me deu muita alegria.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
  14. Minha cara o texto é muito bom! Quanto à palavra "Adeuses" você, sem querer sem indelicado, não precisava justificá-la! Se "Há deuses" eles certamente não se importam que você as crie para ilustrar de forma bela seus escritos.

    Lembra-me Manoel de Barros quando cita a "infância da língua"

    Muitíssima paz!!!

    ResponderExcluir
  15. Ah, sim! De muito bom alvitre você citar Guimarães Rosa! Emocionei muito quando li, há muitos anos atrás, o conto "A terceira margem do rio". É demais!

    ResponderExcluir
  16. Certos Ulisses não merecem o sentimento dessas Penélopes, Branca.
    Gostei muito do texto e isso não é novidade.

    Bj

    ResponderExcluir
  17. Isto de ser colecionadora de adeus(es) tem muito que se lhe diga... e era um bom tema para um post.

    Beijo__Incongruente

    ResponderExcluir
  18. Neste belo texto em que todas as Penélopes se revêem,marcou-me a frase "romper esse laço é preciso", mas esqueceste-te de nos explicar como fazê-lo...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Você é boa por demais com as palavras (rss). Creio que todas as mulheres já guardaram um adeus como pedra preciosa, envolvido em manto de esperança que se desfaz a cada nova recuperação.
    Maravilhosa composição literária.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  20. É um prazer e uma honra tê-los aqui. Obrigada mesmo por seus comentários, dedicarem-me um pouco dessa matéria tão escassa e fugidia, o tempo de vocês!

    Beijos para quem é de beijos, abraços para quem é de abraços!

    ;)

    ResponderExcluir
  21. Santa Boca,

    O que quero dizer, digo melhor em versos.

    Se tua boca é santa
    Tuas mãos, divinas mãos,
    Traduzem-se em versos e encantam.
    Deixando-nos em ebulição.
    Palavra encantada,
    Braços abertos,
    Coração perto,
    Nessa longa estrada.

    Dimas

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...