quarta-feira, 10 de junho de 2009

Veneza...!

«Se tivesse de procurar uma palavra que substituísse "música" poderia pensar em "Veneza".»

Friedrich Nietzsche



(à espera do waterbus)

A cidade parecia ter acabado de ter as lanternas acesas por algum anjo que a queria deslumbrante para me receber, e eu, alumbrada, com o nariz esmagado contra a janelinha do avião, olhava os pontos salpicados de luz lá embaixo demarcando o espaço... Pena que era noite e não pude ver o plano urbanístico de cima, com a luz do sol a refletir no Adriático e mergulhar na sua imensidão e me encontrar sereia em algum ponto ou porto...

Enquanto esperávamos o ônibus que nos levaria do aeroporto Marco Polo, deambulei sobre o navegante croata-veneziano, no/o que ele sentia, quando atravessava a infinidade de canais e saía para desbravar e percorrer mundos, até chegar à Rota da Seda; o encontro com Kublai Khan (o neto de Gengis Khan). Eu nem de longe ouso invocar o espírito do grande navegador, conquistador, narrador de histórias, tão elogiado n´O A Descrição do Mundo (algum tempo depois: As Viagens de Marco Polo), as glórias, as conquistas, recheadas de detalhes riquíssimos e emoções incomuns. Mas tão somente externar o brilho de minh' alma quando estive lá: Veneza!


(as gôndolas)

Pensamentos furtivos confundiam-se com a realidade, agora já no waterbus que nos levaria ao hostal, em Giudecca. Viajar para Veneza, é um destino insólito, completamente diferente de tudo, de todas as cidades que já visitei aqui na Europa... Só dei por mim que estava a chover, quando o vento frio, e as gotas de chuva começaram a incomodar.

A beleza das pontes, por mais simples que sejam, tornam os canais em autênticos espelhos d´águas, onde refletem as edificações antigas; os raios da lua e os nosos olhos brilhantes. As gôndolas, sempre na cor negra - uma lei datada de 1562, oficializou a obrigatoriedade, dizem que foi o sinal de luto, em função da peste negra que dizimou milhares de venezianos; há quem discorde e diga que foi em função da cidade ter sido conquistada por outra nação; e há quem fique com as duas versões - com assentos revestidos de tecido de veludo, vermelho, deslizam suave, e as águas batendo contra as paredes de palácios seculares, sempre com um casal apaixonado a bordo, ainda que seja ao cair da tarde. E as águas vão criando movimentos e desenhos, a cada remada do gondoleiro, a cada gôndola que cruza a outra. Quanto para se ver nessa cidade, quanto romantismo impregnado na aura, no mar e nas ruas...
As casas coloridas que ladeam os canais (sem o excesso de cores berrantes) parecem tramas de ouro a comporem outras paisagens, nas ruas dos (seis) bairros centrais, algumas de pedras, os velhos candelabros, lampiões acesos, os vários jardins, os jasmins perfumando o ar emprestam mais do que uma atmosfera mediavalesca, mas um romantismo incomparável. A cidade transcende qualquer definição; a cidade promove e provoca os encontros, o amor! Não há lugar mais apaixonante que Veneza, não há!

Hora de descansar, tomar um banho, comer algo e esperar o dia seguinte, com sorte teríamos sol... Uhu! Olha o sol ali, gente! Que belíssima composição: sol, céu azul, nuvens brancas, as gôndolas, as pontes, o Adriático e nosso des-lum-bra-men-to! Atravessar o Grande Canal e olhar para a imensidão de belezas ali, não é um fato comum, ao menos para mim: aportar nas proximidades da Praça de São Marcos, o “estacionamento de gôndolas”, os charmosos rapazes, com bíceps definidos, robustos, de calças pretas, camisas listradas em preto e branco, chapéu preto com fita, a tentarem te convencer que és um tonto se não desembolsares 80 € por um passeio de 40 min, ocasião em que eles te mostrarão todo o encanto da cidade...!

(Ponte dos Suspiros)

Ali, ali, olha, a Ponte dos Suspiros (construída em 1602), Dios Mio! Que lindinha, pequenina, branca... Nas proximidades da Piazza San Marco. Essa ponte, liga o Palácio Ducale à Prisão Nove, segundo historiadores, foi o primeiro edifício no mundo construído com a intençao de ser uma prisão, era por ela que os acusados pela Inquisição do Estado, seguiam para julgamento . Segundo a lenda tem esse nome porque “em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.” E ali estava eu, minha pessoa a caminhar pelas ruas, vielas da Rainha do Adriático, lugar que serviu de palco de tantas histórias (e ainda serve), de filmes, quantos foram realizados ali: Anônimo Veneziano (Enrico Maria Salerno - 1970); Morte em Veneza (Luchino Visconti - 1971); A Little Romance (George Roy Hill - 1979); Todos dizem Eu te Amo (Woody Allen - 1996) e quantos mais?

Passear em Veneza é um constante reencontrar-se e deslumbrar-se com a arte, com a arquitetura e paisagem única de uma das mais belas cidades do mundo. A Praça de São Marcos toma-nos o fôlego, é necessário respirarmos fundo e nos refazermos com calma para poder prosseguir às descobertas em cada uma das ruas; as mais de 400 pontes; numa cidade que foi construída em 118 ilhas, um espanto em números e em sua natureza única, em sua composição renascentista; em suas praças; museus; palácios; igrejas; mercados e naturalmente seus canais. Veneza é impactante, ninguém fica indiferente à ela, ninguém! É um museu a céu aberto, ao ar livre, quase 100% dos seus prédios são qualificados pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Humanidade.

(Palácio Ducal)

Uma cidade que em pleno século XXI, um dos destinos mais procurados do mundo, com toda a tecnologia da pós-mordenidade, e os pormenores de uma "cultura babélica” têm características marcantes e vivas do século X, data desta época, as gôndolas e provavelmente o mais conhecido símbolo da cidade, além das máscaras.

A melhor forma de se encontrar em Veneza, é perder-se nela, ainda que disponhemos de mapas, é quase impossível (no meu caso é impossível mesmo, porque sou desorientadinha, e não há mapa que me salve, e claro, perdemo-nos!) não perder o prumo, quando embranhamos por aquelas ruelas interligadas por pontes, escadarias, casas com varandas e flores esparramadas em toda a extensão, parece que estamos em canais gêmeos, onde circulam toda a vida da cidade, mas não é verdade, isso é a deixa para a perdição e encontração.... Porque apesar do charme das gôndolas, dos barcos-taxis, dos vaporettos, Veneza é pra ser vivida, degustada, engolida, descoberta, sentida, a pé, só então que nos livramos de certo modo, do fluxo surreal e absurdo de turistas, só então as bucólicas e românticas ruas, surgem... E então nos deparamos com outra Veneza.

(a caminho do Rialto)

Surpresa grata, ao chegar, nas proximidades da Praça São Marcos, ouço os acordes de piano e me aproximo, a pianista executava Brasileirinho, então fiquei ali compenetrada e feliz, sentindo a música. Ao final, aplaudi-a: bravo! Bravo! Um sorriso definitivamente é o melhor cartão para alguém, ela agradeceu e entao percebeu que eu era brasileira, foi a deixa para ela tocar, “Garota de Ipanema” e “Aquarela do Brasil”, uma delicadeza só. Seguimos rumo à Praça de São Marcos, enfim... Seguramente a praça mais famosa do mundo; à primeira, à segunda, à terceira e à todas às vistas, a imagem é quase um desmaio, “parece um grande salão de mármore com galerias em todo o seu redor”, naturalmente que a economia capitalista está presente, em todos os lados, há cafés, lojas, bares, o comércio é variado e caro. Prepare-se para gastar, Veneza consegue ser mais cara ainda que Paris, sim senhora! Um "dos mais famosos e frequentados bares pelos endinheirados é o Harri´s Bar, o dito, foi frequentado por personalidades como Ernest Hemingway, Thomas Mann, George Sand " , entre outros.

Não encontro um adjetivo à altura para descrever a praça que meus olhos agora capturam, fui engolida por ela, saí de dentro de mim, ajudada pelas lágrimas, é. Quando eu me emociono assim diante de algo bonito, seja humano ou inumano, eu desabo no choro, é a minha voz da emoção. Explanar tecnicamente sobre o valor do conjunto arquitetônico da Praça de Sao Marcos, não é o meu objetivo, existem inúmeros especialistas que tratam disso, aqui é só mais um relato, meu, com a minha ótica, sobre uma viagem cujo destino é o mais indelével em mim.

(Rialto)

Extasiamento quando saindo do Grande Canal em direcção ao Rialto, passamos diante da casa de Marco Polo. Confeso-lhes que à ida à Veneza, valeram cada um dos euros gastos; ter visitado a Praça de S. Marcos com a sua Basílica, Torre do Relógio, Campanário, Palácio Ducal, Ponte dos Suspiros, Ponte de Rialto, Igreja dos Santi Giovanni e Paolo, Igreja Il Redentore, Basílica de Santa Maria della Salute (e outras igrejas não tão famosas assim, em Giudecca), e o que mais se-lhe-nos apetecer. Andar a pé, misturar-se com aquela multidão ensandecida de todos os lugares do mundo, nas mais variadas línguas, é sem dúvida a melhor maneira de curtir e entrar na alma da cidade, da mais linda cidade do mundo (ao lado do Rio de Janeiro). Diluirmo-nos nas águas da cidade....

(Ponte do Rialto)

Espalhamo-nos pela cidade, misturamo-nos com as pessoas, descobrimos a vida que pulsa, que brota e que transpira e que passa em Veneza. Participei na fotografia de família de um casamento que acontecia na Praça de São Marcos, sem ser convidada, naturalmente, quando dei por mim, já estava na fita.

(na foto da família, em um casamento)

Sentamos em num café em Rialto e ficamos observando o trânsito das embarcações nos canais, um engarrafamento, em verdade. Depois, fomos a uma trattoria e nos deliciamos com uma pasta, de sobremesa, sorvete de pistachio, nham, adoro!

Uma caminhada até à Bienal de Veneza,

(Bienal de Veneza)

e quando não resistimos mais ao cansaço, sentamo-nos numa fonte, num centro de um mercado, e fomos comer morangos, vendidos ali mesmo, em copos descartáveis...

(Mercado em Rialto)

E ainda mais uma vez, fiquei a pensar em Marco Polo, e recuperei o diálogo entre ele e Khan, no livro do Italo Calvino, As Cidades Invisíveis:

«Marco Polo descreve uma ponte, pedra a pedra.

- Mas qual é a pedra que sustém a ponte? - pergunta Kublai Khan.

- A ponte não é sustida por esta ou aquela pedra - responde Marco,

- mas sim pela linha do arco que elas formam. Kublai Khan permanece silencioso, refletindo. Depois acrescenta:

- Porque me falas das pedras? É só o arco que me importa. Polo responde:

- Sem pedras não há o arco.»



E esse poste de ferro, aí embaixo? Nada não, é para matar as minhas saudades do meu Recife. Mas essa imagem, é Veneza, embora pareça com o Recife.


A música? Poderia ser outra? Venecia sin tí, com o Aznavour...







19 comentários:

  1. Que bela postagem amiga, um verdadeiro cartão postal desta cidade de sonhos.Vivi em cada palavras sua, um tempo em que por aí passei e amores deixei.
    Mas a vida é feita de amores e pequenas alegrias não?
    Fantástica postagem parabéns.
    Apareça por lá.
    beijossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Canto da Boca :D!

    Venezia, davvero? Dio Santo!! :D

    Amei as fotos: quanto è bella, Venezia!

    Mmmm..adoro gelatto di Pistacchio, maddonna mia! Agora fiquei com vontade de comer um, e o vendem no supermercado ao pé da minha casa lol...

    Obrigada por dividires a tua viagem connosco: amei :D!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, você não gtem idéia!
    Tive em Veneza um grande amor.....
    Uma história de chorar.
    Beijossssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Adoraria! Com o tempo vou contar a você minha história de amor em Veneza que durou 2 anos de pura felicidade.
    Quando visitei você meio que fiquei em choque, minha reação foi absurda...tanto tempo...
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Que encanto de viagem...
    que viagem de viagem....
    quase me entrego e me perco...
    nesse vermelho ,nessas fotos
    e entre essas palavras que começam com nada menso que Nietz que amo ,respeito e leio...
    "Se tivesse de procurar uma palavra que substituísse "música" poderia pensar em "Veneza"

    Friedrich Nietzsche

    Perfeito.
    Volto pra reler e re viajar em suas palavras

    Bjins netre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  6. BoBoca,
    já estou aqui imaginando um belo livro, cheio de belas fotos e um texto maravilhosamente poético. Aventuras de uma Boca pelas cidades dos sonhos!!!
    Pensa em como seria lindo!!! rs...
    Beijo!!!
    Ah... tou levando um poema seu pra coluna lateral do meu blog, tá? Vou escolher aqui!

    ResponderExcluir
  7. veneza é quando o sonho vira endereço

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo o seu relato,Boca,que nos transmite bastante da sua emoção nessa viagem por Veneza,essa cidade que nos provoca o imaginário por tudo que a ela está associado,patrimônio cultural da humanidade.Cheguei a sentir o brilho da sua alma,mais ainda,é claro que o brilho costumeiro que já percebo quando aqui venho.E mais que isso,senti-me também na viagem,acompanhando-a em cada cantinho de Veneza.Sem que você me percebecesse,é claro,para não estragar o seu passeio.
    Ficou maravilhoso o post.Texto,fotografia e música dignos de Veneza,a frase perfeita de Nietzsche no início,e,ao fim,um dos fabulosos diálogos entre Marco Polo e o Grande Khan imaginado pelo genial fabulista,autor dos Contos Fantásticos.
    Senti-me,como Marco Polo na fábula do Ítalo Calvino,em uma viagem às cidades invisíveis.

    Um lindo domingo pra você.
    Beijos.

    PS:Minha cara,eu também não curto amor que só é bom se doer.Aliás,ainda não conheci quem curta.Para mim,em "Romeu e Julieta",o amor era fonte de prazer entre os dois amantes.A dor vinha do ódio de outros.A tragédia foi um acidente na tentativa de fazer com que o amor triunfasse sobre o ódio.

    ResponderExcluir
  9. Que show e que foto: tú pequebnina na vbeira do cais entre estacas de madeiras, que pareciam gigantes ao seu lado e o dialogo do marco polo? só tú mesmo para com sua capacidade inventiva e toda sutileza de sua criatividade refazer tal passagem! Fantástico amiga! beijão no coração!

    ResponderExcluir
  10. Belos textos, belas fotos, belo blog!!!

    Valeu pela visita no meu blog!

    P.S.
    "Toda existência tem sua dor, e seu prazer".

    ResponderExcluir
  11. Oi Querida,

    Olha, vim dizer-te que não consegui aceder ao link que me enviaste: parece que está quebrado...

    Mas vou tentar procurar pelas iniciais contidad no link :D!
    Obrigada por o teres partilhado comigo :D!

    Beijooosss

    ResponderExcluir
  12. Olha! Seu blog é uma profusão de vivências e sentimentos que me fizeram delirar! rssss
    Obrigada pela visita em meu blog!
    Com certeza, visitarei outras vezes!
    Abraços, querida! :D

    ResponderExcluir
  13. navegar é preciso, viver não é preciso/ navegar é preciso, porque viver é preciso, navegando nas águas históricas de venezianas barroquiziantes festas de máscaras, porque navegar é preciso e o é porque, ao navegar, vamos, remo a remo, como nadadeiras, mergulhando nossos rostos em novas máscaras de existir, de insistir e de persistir.
    b
    luis de la mancha

    ResponderExcluir
  14. Amiga, os amores de Veneza não são seguros, são como suas aguas....
    Vim desejar uma ótima semana amiga.
    Apareça por lá.
    beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Escorrendo água pelo canto da boca em pensar nas tratorias de Veneza... Andar numa cidade histórica é mesmo adorável, doce é perder-se assim (falo de São Luís do Maranhão)! Muito boas as estórias do grande Marco Polo! Abraço e boas viagens!

    ResponderExcluir
  16. Tô quase comprando a passagem... Aliás, seus relatos levam qualquer um a qualquer lugar, menina. Impressionante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Aproveite a viagem amiga, a Africa é uma delícia, aproveite cada cantinho dela.
    beijosssssssss
    Divirta-se

    ResponderExcluir
  18. Tuas narrativas de viagens a cidades européias são deslumbrantes como as próprias cidades. A exemplo de Paris, Veneza é a outra cidade que mais gostaria de conhecer. Só uma coisa me preocupa: o mofo que deve haver nas hospedarias. Agora já as conheço pela sensibilidade de teus olhos. Meus agradecimentos por tudo. Meu beijo.

    ResponderExcluir
  19. Il mondo non sara mai grande per contenere i tuoi desideri, grazie per aver letto da te poesie bellissime.
    Complimenti

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...