domingo, 14 de dezembro de 2008

Paris...!


As luzes brilhavam, e eu extasiada admirava o que via. Entre emocionada e deslumbrada, um frio percorrendo a espinha, lágrimas silenciosas desciam pela face... Um filme pela memória, uma volta no tempo, há quanto, eu esperava por esse momento? Enfim chegou... Ali não havia sorriso mais feliz que o meu.
A saída do aeroporto Charles de Gaulle foi permeada por pensamentos, enquanto o trem percorria o caminho e me levava rumo ao coração de Paris (e o meu em festa), e ao hostal, uma certa tensão no ar. Quando saí do metrô, “tipos esquisitos” beiravam os arredores da estação, mas a experiência alertava-me para o cuidado, e fiquei atenta, enquanto não me senti segura, não relaxei. Em Paris estava muito frio, e isso me faz tomar mais cuidado, afinal os passos são mais rápidos, o olhar mais cabisbaixo e a coluna fica mais vergada...
...Eu estava em Paris. Repetia silenciosamente: estou em Paris! A cidade do meu imaginário, o lugar dos meus sonhos de pré-adolescência. Sem jamais ter ido lá antes, via com clareza algumas paisagens e monumentos. Paris, tão cantada e decantada por poetas e cantores. Quantas vezes foi ficcionalizada, filmada e serviu de palco de revoltas furiosas, revoluções, passeatas, reivindicações e amores avassaladores...? Fez e é História; desde quando Paris, a cidade das luzes, me habitava? E me alimentava esse sonho de um dia estar nela, tanto quanto ela estava em mim?
Mas a hora era inapropriada para algo além dos pensamentos, o Montmartre me pareceu familiar, e o tempo permitiu-nos apenas deixar a bagagem e procurar algum lugar onde pudéssemos comer algo e tomar um café...
Paris vestira-se de dourado para nos receber, as folhas das árvores eram de um amarelo ouro, a confundirem-se com a íris dos meus olhos, que de cor-de-cajá, passara a outonal.
Ah, como lamento a minha limitação, como eu queria dizer belezas sobre a mais bela cidade do mundo? Não sou capaz, mas o que aqui deixo são as emoções que essa cidade me causou na alma...
A chegada ao Palais du Louvre não foi tão logo, afinal, queria passar no Centro Pompidou, mas à medida que eu me paroximava da Quadra do Louvre, criava alma nova e asas nos pés, o coração era só felicidade: Musée du Louvre! Entre o rio Sena e a Rue de Rivoli, o seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, diante dela, não me contive e outra vez (sou chorona que é uma beleza), as lágrimas me acudiam para não me engasgar com o nó na garganta... Saí disparada olhando tudo, captando tudo, cada detalhe do prédio do museu... E, e meus olhos adquiriam brilho novo, a boca rasgada de contentamento. Já havia planejado o que queria ver, afinal, em menos de uma semana não dá pra ver nem a metade do Louvre. Óquei, ingressos comprados, mapa na mão, hora de realizar mais um sonho... Tá ali, ali! O caminho para a Monalisa, entre ela e eu, a escadaria Darú, eu não andava, mas voava para avistar a Vitória de Samotrácia, emocionada, admirada a contemplá-la... Não sei quanto tempo fiquei quieta ali, parada diante de algo que esperei por tanto tempo... Onde quer que se olhe, numerosas obras-primas dos grandes artistas europeus como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Jacques-Louis David, Vermeer, Bosch, Jan van Eyck, Rubens, Van der Weyden, Frans Post, Van Dyck, Brueghel, Lucas van Leyden, Giotto, Fra Angelico, El Greco, Goya, Velásquez e tantos mais... Numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas... Hora de continuar o passeio, destino: Monalisa: mas ali está...! Ela, e eu, trêmula diante daquele pequeno (em diâmetro, uma tábua de álamo, um pouco entortada e milhões de rachaduras de tinta e verniz já ressecados) quadro, uma corda a separá-lo dos visitantes, segurança até os dentes, e eu ali, arrebatada, em oração, contemplativa e o choro já não mais contido...
Mal me refazia duma emoção, era tomada por outras, diante da Vénus de Milo, não foi diferente, o silêncio era de fato entrecortado pelo choro que fluía leve, livre, entontecido... Não era fácil conter-me e não contive-me, minha preocupação primeira foi sentir, e senti!
Saí pelo museu feito uma criança que ganha antecipadamente seu presente de natal esperado a vida inteira. Por onde olhava, andava, havia o que se ver: enormes coleções de artefatos do Egito Antigo,
da Civilização Greco-romana, Etrusca, Artes Decorativas e Aplicadas, Gravuras e Desenhos, Esculturas, Arte Islâmica, Antigüidades do Oriente Próximo, e...!
Rumamos para a Torre Eiffel, não sem antes me calar quando vislumbrei um pedaço do Arco do Triunfo, o olhar deslumbrado sobre o Museu de Rodin, o Pantheon... Muita coisa para um olho tão pequeno e uma alma ilimitada... Na Torre, mais emoção com uma pausa para um lanche, nos jardins que ladeam a avenida que leva à ela. Outro forte momento... Ali estava, exuberante, iluminada, cores azuis por toda ela, esplendorosa!
Dia seguinte, apesar de muito cansada, mas com uma energia vinda dos céus, porque adorava caminhar pela urbe, e assim aprendê-la.
Destinos: Sacré Coeur e Notre Dame de Paris. A brancura do Sagrado Coração é uma visão inefável, uma das mais belas vistas, Paris sob meus pés, descobrir sem pressa o Montmartre e observar o conjunto arquitetônico descansava meus olhos da imponência da própria cidade... Andar pelos boulevards, avenidas, ruas e pontes, enchia-me duma liberdade jamais imaginada. Era muito mais prazeroso andar a pé do que tomar um metrô, ônibus ou taxi. Queria viver o ar que ela emanava, queria entrar naquela atmosfera, e o fiz. A chegada à Notre Dame, com uma pausa na Praça da Bastilha (claro que outra vez a História está ali... Refiz todo o processo da Queda da Bastilha), espasmos de emoção me perseguiram durante todo o tempo em que estive na cidade. O Rio Sena serpenteando-a toda, a beleza das pontes não era compromtida pelo gris do cimento armado. Seguia como quem jamais houvera visto qualquer tipo de beleza, porque não há, a minha concepção de belo agora se dá antes e depois de Paris.
... Parada diante da exuberante Catedral Gótica mais importante do mundo, sentia-me tão pequena e tão grande ao mesmo tempo. Fiquei fantasiando o Quasímodo e a Esmeralda se embrenhando pelos recantos, portas, labirintos da Catedral... Acorda, querida! Adentre a igreja e vá se deliciar com a arquitetura e a beleza desse monumento.
À noite, hora de caminhar pela av Champs Elyseés, que iluminada para o natal, ganha ainda mais um aspecto irrefutável de magia... Enquanto flanava pela avenida, o riso iluminava a cara, olhava tudo como se acabasse de sair de uma cegueira inexplicável. Ao final da avenida, na Place Etóile, a confluência de várias ruas e o Arco do Triunfo no centro: deslumbrante! Saí como louca circulando e fotografando todas as faces do Arco.
A cidade encanta pela beleza, e está em todos os recantos, bares, cafés, na sua arquitetura, exuberante, imponente, por todos o lados, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, enche as nossas vistas de uma beleza descomunal, sem falar nos seus vários museus e monumentos. Um encantamento que nunca acaba... E oferece a todos, toda forma de poesia.
Por um momento senti-me em meio às manifestações do maio de 68 (“alguns filósofos e historiadores afirmaram que essa rebelião foi o acontecimento revolucionário mais importante do século XX, por que não se deveu a uma camada restrita da população, como trabalhadores ou minorias, mas a uma insurreição popular que superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe”).
Mas Paris também têm o outro lado da moeda, conflitos sociais de toda ordem, causados pelas divergências raciais, étnicas. Os imigrantes cada vez mais qualificados, já não interessam à cidade, filhos e netos desses imigrantes que têm dupla cidadania, não encontram espaço na cidade, são sobrantes, diante da configuração do mercado de trabalho. Por outro lado também, não desejam voltar ao país de origem dos seus familiares porque também já não são de outro lugar, que não aquele que não os querem lá. Qualquer um é um concorrente para os poucos postos de trabalho.
Tanto na Torre, quanto nos metrôs, ruas e outros monumentos, os policiais estavam lá armados até à quinta geração, sempre em número igual ou superior a três, atentos e olhando o derredor como se qualquer um fosse um inimigo em potencial. Muita tensão, no ar e nas ruas, era tangível. Vidros estilhaçados nos metrôs, gente deitada nas ruas, trânsito caótico, muitos condutores de veículos mal educados, desrespeitando a faixa de pedestre, uma batalha desigual entre pessoas e automóveis. O que desmistifica certos estereótipos com relaçao às cidades européias. Tao “normal” como qualquer grande centro.
Mas à parte dos problemas e tensões, Paris é um lugar que se deve ir, voltarei mais vezes e com mais calma, quero viver outros momentos lá e visitar outros lugares que não pude visitar em funçao do exíguo tempo. Paris está incrustrada em minha alma!
E cantarolava baixinho:
"Et si tu n'existais pas,/ Dis-moi pourquoi j'existerais./ Pour traîner dans un monde sans toi,/ Sans espoir et sans regrets./ Et si tu n'existais pas,/ J'essaierais d'inventer l'amour,/ Comme un peintre qui voit sous ses doigts/ Naître les couleurs du jour./ Et qui n'en revient pas./ Et si tu n'existais pas,/ Dis-moi pour qui j'existerais./ Des passantes endormies dans mes bras/ Que je n'aimerais jamais..."

**Et si tu n'existais pas:
( Pierre Delanoé, Claude Lemesle )
Com o Joe Dassin...
Mas qualque canção que queiras em Paris, pode...
** Com a devida ajuda da minha amiga francesa, Annie Lacour, porque eu não conseguia lembrar toda a música e a deficiência no idioma não colabora também. Annie, merci beaucoup, mademoiselle!


31 comentários:

  1. Obrigada amiga...
    Estou embargada, sem voz...
    Ainda bem que tenho dedos. Respiro fundo, engulo a lágrima...
    Você trouxe-me Paris de volta!
    Que presente magnífico!
    Ah! Que vontade de voltar...
    E também ao seu Porto de pontes e barcos e gente feliz e cheiros desconhecidos (para mim) e imagens inesquecíceis. De sair mais uma vez da estação, vislumbrar seus azulejos, seus painéis, seu relógio... tudo!
    Hei de voltar!
    beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Li e respirei fundo e lembrei remotamente de um outro viajante a Paris: o pernambucano Osman Lins, que deixou relatos lindos como esse teu, nas memórias do "Marinheiro de Primeira Viagem".
    Primoroso texto, como sempre é o teu, amiga!
    Chêro bem pernambucano!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico tesxto! Você escreve muito bem!!!

    Olha, hoje é dia de Brincantes lá no Sítio, viu?!?!?

    TEnha um dia iluminado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho o google earth muito legal. Ah, não acho que seja besta não... Você assim se sente mais perto de casa, da família e das pessoas que gosta... Acho que eu faria o mesmo. :)
    Não conheço o Toca da Gameleira, quem sabe passo por lá na próxima vez???

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Sua intensidade é de tal modo encantadora, como encantador é o seu sorriso, seus olhos brilhantes, e a sua forma mais do que poética de escrever. A sua narrativa é viva, cheia de movimetos, leva o leitor a sentir muito próximo daquilo que você sentiu, a entrar na alma dos lugares, a sentir os sabores, as cores, tudo.
    Revivi Paris agora lendo você, minha doçura, e fiquei muito feliz em saber que você esteve na Cidade Luz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Hj a sorte sorriu-me.

    Hj encontrei alguns mt bons blogs. Fantasticos. Dentre eles, o seu.
    Voltarei mais vezes.


    Em tempo, o google vai direcionar p um blog q esta off.
    O q esta valendo é esse:
    http://www.instantes.blogger.com.br

    É isso aí.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Então galera o ano se desfez
    Mas vou avisando que foi um ano e tanto
    Por tudo que vi
    Pelas pessoas que conheci
    Real ou virtual
    Pelos poemas que publiquei
    Pelos blogs que visitei
    Espero que algo de bom eu tenha provocado...
    Vou tirar férias, mas, volto...
    FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!
    MAURO ROCHA

    ResponderExcluir
  8. Paris! Luz! Cultura! Amor! Paixão!
    Tudo isso eu senti lendo seu texto sempre rico em poesia, saído do fundo do coração, como enorme suspiro de felicidade, de embargada emoção. Refiz caminhos conhecidos, reví saudosas paisagens, recordei deliciosos odores, reverenciei a cultura universal através do seu relato. Dancei pelos salões do Louvre, lanchei no alto da Torre Eifell, passeei por Montmartre e caminhei pelas margens do Sena. Orei em Notredame. Não conheço essa Paris vestida para o inverno, apenas aquela multicolorida pela abundância de flores que a enfeita no verão, mas o encantamento é único. É o mesmo. É o realizar de acalentado sonho. E fica a saudade e o desejo de retornar.

    Beijo, querida amiga. Carinho.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    quero pedir que desculpe o incomo,
    mas gostaria de pedir
    que se puder,
    possa passar pela minha página,
    la, tem uma singela homenagem
    às suas palavras,
    dais quais tanto gostei,
    um abraço!

    ResponderExcluir
  10. e eu no 3º andar do museu d'orsay, esperando, esperando

    ResponderExcluir
  11. Sabia apenas que era um pequenino naquela longa noite
    No celeste um luminoso sorriso me chamava
    Lançou-me aos olhos raios de deslumbrante luz
    Era a minha prenda, uma brilhante…Estrela Alva…

    Um Mágico Natal para ti querida amiga que ao longo deste ano me visitaste. Que a Estrela Alva te ilumine neste Natal.


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  12. Minh amiga,...


    Venho desejar um Feliz Natal e um 2009 repleto de felicidade, saúde, sucesso, sorte, amor e paz,... pra você e para os seus.


    Um beijo na alma!

    ResponderExcluir
  13. Passando para desejar um
    FELIZ 2009!

    Desejo um Ano repleto de muita Luz, Paz, Saúde, Amor, Fé, Prosperidade, Sucesso, Harmonia, Igualdade, Perdão, Conquistas, Sonhos, Felicidade, Realizações, Esperança, Força, Amigos, Liberdade, Desafios, Afeto, Solidariedade, Respeito, Alegrias, Humildade, Paz de Espírito, Equilíbrio, Paciência, Sabedoria... Tudo de Bom a Você e Sua Família no Ano que inicia e por Toda Sua Vida.

    Foi ótimo te conhecer! Espero ter sua companhia no próximo ano!

    Beijos Carinhosos!

    ResponderExcluir
  14. Oi querida

    Voltei para desejar um 2009 repleto de realizações e que os percalços do caminho sejam estímulos para nossa evolução.

    beijo e luz

    ResponderExcluir
  15. Tenho que confessar que nao li tudo, nao por falta de vontade e sim por falta de tempo mesmo.
    Só queria te trazer uma lembrança, e te desejar um feliz novo ano.

    Paris realmente nos deixa extasiados, emocionados e encantados. É algo que tranforma nossos coraçoes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. ola!!

    Que viagem bem feita eu fiz agora...pretendo fazer esse percurso em 2012.


    Um beijo e feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  17. Se vc trouxe Paris de volta à Kátia, me presenteou com uma visão nunca imaginada!
    Seu texto é tão sentimento, é tão maravilha, que estive com vc nas luzes e longe delas. Paris é o sonho de muitos de nós que vc realiza nesta lindez de escrita!
    E é com todas as luzes desta cidade que te desejo um feliz 2009! Que possamos estar sempre perto, sempre amigas, sempre nos querendo tão bem. E que todos os seus sonhos, desejos e vontades sejam realidade, viu?
    Beijo grandissimo!!!

    ResponderExcluir
  18. Feliz 2009!

    Estava com saudades daqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ai.... No início do ano ler sobre Paris , em um texto tão encantador, me faz voltar no tempo.Quem sabe uma promessa , uma esperança de retorno.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga,

    andei meio ausente da blogosfera por motivos variados, mas aquí estou, ainda em tempo, para deixar meu carinho e meus votos de um ano novo especial, repleto de luzes e de cores, de paz, de saúde, de amor, de alegrias e realizações.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Boca,
    é mesmo, Paris é um sonho, e você cantando as luzes temos a noção do que deverá ser a realização.
    Que as luzes iluminem seu 2009
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Menina...
    Adorei saber que você estará aqui em Março!
    Vamos marcar sim! Será ótimo!!!

    Me manda teu e-mail para que possa te mandar meu telefone.
    MSN: cacampello@hotmail.com
    E-mail: cacampello@gmail.com

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  23. Bocaaaaa
    Tem uma coisinha pra você lá no blog.
    Espero que goste!
    Beijo Carinhoso!!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi querida
    Tudo bem, tô sabendo, estava esquiando... as notícias aqui correm numa velocidade! hahahahaha
    Tá na hora de contar as novidades!
    beijocas saudosas

    ResponderExcluir
  25. Estou participando de uma corrente de links e indiquei seu blog.
    Dá uma olhada no meu blog e veja como participar.
    Good Vibes 4US

    ResponderExcluir
  26. Ei!!! Não tá na hora de pousar por aqui? rs...
    Beijo, viu?

    ResponderExcluir
  27. Estou deixando sobre aquela mesa ao lado da janela um cesto com flores do campo, abraços, beijos e carinho.

    ResponderExcluir
  28. Trouxe um ramalhete de margaridas, que deixo alí no canto, sobre aquela mesinha. Ao lado, um cesto de saudade...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  29. Minha amiga querida, estou maravilhada mais uma vez. Dá até para ver o que você viu, sentir o que você sentiu. Belo!
    Tô com saudade e cobrando publicamente aquele email que você ficou me devendo...
    Ah, viu que algum babaca denunciou seu blog como "inapropriado"? Tem idiota pra tudo no mundo.
    Inapropriados são os sites.gov.

    ResponderExcluir
  30. Paris! Paris! Paris! "Sempre teremos Paris", disse Rick para Ilse, na despedida em Casablanca.
    Cidade de luz, magia e amor.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...