quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Em que crêem os que não crêem?



O Blog Ninho d´Aninha mandou, eu tenho juízo esporadicamente, obedeço.

Passo-a-passo:

1ª) Pegar um livro próximo;
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.


Isso é um meme, ignorava tal cousa. Segundo dizem, os memes são sagrados. E eu tenho muito respeito pelo sagrado, profano, tanto quanto pelo pagão.

'Coincidentemente' (?) estou relendo o livro, ¿En qué creen los que no creen?, Umberto Eco e Carlo Maria Martini. Por estar no meu criado-mudo, obviamente é o primeiro que meu braço e minha vista alcançam (alcançaram). Essa é uma das minhas neuras, reler livros, além de ampliar a compreensão, me acalma os sentidos. E estou a me apropriar do idioma, daí a leitura em espanhol.

Cumprindo o ritual, ou o meme, eis a 5ª frase: "Pero no me gustaría dar lugar a malas interpretaciones, como si yo quisiera hacer hincapié únicamente sobre lo que es obligatorio, sobre lo que es justo hacer o no hacer."

Pois bem, o livro trata de um diálogo entre um representante da cultura laica - Umberto Eco, e um cardeal da igreja católica, que aos 17 anos ingressou na Companhia de Jesus - Carlo Maria Martini.

O que me encanta é o respeito de ambos pelas diferenças e de como tratam a ética e seus fundamentos; a liberdade dialética - sem os excessos comumente encontrados entre os que defendem a ferro e fogo, seus pensamentos -; debatem alguns valores e as questões do homem/mulher contemporâneo(s); a vida humana e a tecnologia; as limitações; o 'novo Apocalipse do ano 2000'; e o sentido da fé tanto para os que crêem, como para os que não crêem. O livro conta ainda com a intervenção dos filósofos: Emanuele Severino e Manlio Sgalambro; dos periodistas: Eugenio Scalfari e Indro Montanelli; dos políticos: Vittorio Foa e Claudio Martelli.

Um belo livro, repleto de respeito às diferenças e aos pensamentos divergentes. Além de provocar em quem o lê, grandes e preciosas reflexões. Vamos à leitura!

Dando continuidade à 'corrente' meme, envio aos seguintes blogs:

As Noites Insones, Além do que se lê, Criar é resistir, Intensa Fenix e Sórdidas.

(Incrivelmente, não ouvia música alguma.)







8 comentários:

  1. Oláaa, adoro livros que provocam reflexões, reler é sempre bom, deperta novas visões, vou dar uma olhada neste livro, apesar de não entender mto espanhol ehehe.....

    Farei este meme qdo chegar em casa...hora estoy no trabajo ehehe...

    bjux bjux.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, mana! Mesmo sem saber que diacho é "meme", vamos dando continuidade ao bicho... achei a idéia bem interessante.
    Estou louca para conversar contigo. Quero saber da tua expectativa. Dos preparativos. Do casal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Boca. Parabéns pelo Doutorado. O problema é só a saudade que há de deixar na gente. Estou concluindo o meu. Já tenho data aproximada marcada : final de janeiro. Terminei a parte experimental que é a mais dificil com sucesso. Estou postando a tal frase e repassando para outros 5 blogs. Beijo e boa sorte.
    Benno

    ResponderExcluir
  4. Euu viiii eheheeh, já fiz o meu...

    bjinhux!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das suas análises.. Das suas poesias.. Mas vim parabenizar vc pelo Doutorado..
    Bjs..

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas visitas, e principalmente, pelo contato!

    Gostei muito de suas poesias, e já estou adicionando seu endreço aos meus favoritos.

    Ah, e parabéns pelo Doutorado! O que estudou?

    ResponderExcluir
  7. Ah, quanto ao meu texto Doce, diz-me se sou louco;

    É amor sim, mas nem ninguém para amar, ainda.

    =)

    ResponderExcluir
  8. Sem eira, beira, Graduação... Quanto mais "Pós" ou Mestrado... Quiçá um Doutorado. Parabéns pela conquista. E que a prudência sempre lhe seja afeta e racional. E a coragem lhe ocupe os espaços. Leia: http://www.4shared.com/file/27137387/93a88bb8/Orculo_manual_y_arte_de_prudencia_-_Baltasar_Gracin.html :-)

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...