sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Como a natureza é fêmea

(imagem: nissan baskish)

"... Pensou se a natureza não vivia prenha do mundo, e se a noite não era uma gravidez imensa... Mas naquele fim de manhã, até mesmo a várzea e o canavial nela fincado, em vez de mar começou a lhe parecer um enorme bicho com o ventre engravidado..."

Do livro, Os Cassacos, de Maximiano Campos. Páginas: 124, 151.

Como a natureza é fêmea...


E Ana de Amsterdam (Chico Buarque e Ruy Guerra) 'não sai de mim, não sai de mim, não sai'. Cantarolo-a. Quase num murmúrio.


9 comentários:

  1. Val, só agora depois de tanto olhar é que percebi o que insinua a imagem. Não conheço nada do Maximiano Campos, mas já que vc indica, vou atrás..
    Bjs..

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só percebi mesmo a feminilidade do deserto após ler o comentário do Lucas... estarei cega ou insensível?
    Sou Ana, obrigada, até amanhã...

    ResponderExcluir
  3. Nem cega, nem insensível. É que eu ando fazendo uso exacerbado da hermenêutica, só isso.
    Até amanhã, sou Ana...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. No estado em que estou, reli e pensei automaticamente: a TPM da natureza deve ser fuderosa!!!

    ResponderExcluir
  5. Até amanhã, sou Ana... Eu adoro o Chico e suas canções não me saem do pensamento... ora estou cantarolando o que será, ora pedaço de mim, ora construção, ora apesar de você, flor da idade, roda-vida...
    Sua interpretação do meu poema foi brilhante, não posso negar que acrescentou coisas que eu mesmo nem havia imaginado, lidei apenas com as imagens de forma quase irracional, deixando-me levar pela emoção... seu comentário foi profundo, brilhante, erudito sem deixar de ser inspirador !!! Isso mostra uma coisa muito especial, que leu com especial dedicação ao meu poema... que mais pode querer alguém que escreve? obrigado. beijos

    ResponderExcluir
  6. ei... esse aí em cima sou eu, o Benno! E falava do seu comentário ao meu poema ouro e prata.

    ResponderExcluir
  7. Num é bom... é óteeemo!


    A foto é linda, o texto é lindo, a música é linda... ai quanta beleza...

    ResponderExcluir
  8. Sem querer repetir o Benno, também venho agradecer os comentários generosos e inspiradores que tenho recebido de você. Hoje resolvi que, antes de sair para o trabalho, viria aqui conhecer seu blog. E vim, quase na hora em que você comentou novamente. Encontro um blog com um design suave e de bom gosto, citações de poemas belíssimos de alguns autores eternos, imagens sensuais, e, claro, seus poemas. No momento só pude ler ‘o maior amor desse mundo’ e ‘canção de amar’. Ambos dotados de imenso lirismo. Principalmente ‘canção de amar’, de construção leve e perfeita. Voc~e deve ter visto que estou organizando um concurso, voltado a blogs de língua portuguesa. Já são mais de 400 inscritos, entre brasileiros, portugueses e africanos. Gostaria de participar? Eu volto depois para ler mais. Novamente, ‘muito obrigado’ por sua apreciação. Grande abraço, Poetisa!

    Obs.: quando à natureza ser fêmea, concordo. Sou adepto da ‘teoria de Gaia’. A Terra é mãe, é viva e engravida e dá luz a tudo!

    ResponderExcluir
  9. Uau! André (permita-me´), sou eu quem agradeço a visita e as palavras. Penso que a nossa alma carrega sim um imenso lirismo, já há muito perpetuado pelo Chico Buarque do Brasil, tá no sangue. Acho. Quanto a participar do concurso, posso pensar? Obrigada pelo convite.
    ;)

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo/a no Canto, obrigada pela delicadeza de dispor do seu tempo lendo-me. Seja bem-vindo/a!

b17

Os cães não ladraram  os anjos adormeceram  a lua se escondeu. Dina Salústio em   Apanhar é ruim demais imagem colhida na internet, d...